Publicidade
Economia

Quase metade dos brasileiros adultos não conseguem pagar suas dívidas, aponta estudo

Pessoas de 30 a 39 anos são as mais afetadas pela inadimplência, com a maioria das dívidas concentradas no setor bancário

Imagem da noticia Quase metade dos brasileiros adultos não conseguem pagar suas dívidas, aponta estudo
Marcello Casal JrAgência Brasil
Publicidade

O Brasil registrou 68,62 milhões de consumidores inadimplentes em novembro de 2024, o que representa 41,51% da população adulta, segundo dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgados nesta segunda-feira (16). O número indica um aumento de 1,48% em relação a novembro de 2023 e de 0,89% na comparação com o mês anterior.

+Ar-condicionado, TV e geladeira: saiba como é a “cela” em que Braga Netto está preso

A faixa etária mais afetada é a de 30 a 39 anos, que concentra 23,6% dos inadimplentes, equivalente a 16,93 milhões de pessoas. Cerca de 49,82% dos brasileiros dessa faixa etária possuem restrições no CPF. A inadimplência também apresenta uma leve predominância feminina, com 51,16% das dívidas atribuídas a mulheres.

O levantamento aponta que cada inadimplente deve, em média, R$ 4.510,82 e possui dívidas com cerca de 2,11 empresas credoras. O setor bancário lidera os registros, concentrando 65,26% das dívidas, seguido pelo comércio (10,46%) e pelos serviços de água e luz (10,01%).

Apesar do cenário preocupante, a expectativa é que o pagamento do 13º salário ajude a reduzir a inadimplência no final do ano, conforme destacou a CNDL.

+Exclusivo: ambulantes vendem remédios abortivos na 25 de Março, em SP

Publicidade

Assuntos relacionados

Economia
contas
pagamento
Dinheiro
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade