Presidente da Petrobras indica três novos diretores para companhia
Nomes selecionados por Magda Chambriard precisam passar por votação do conselho da petroleira para assumirem cargos
A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, indicou nesta sexta-feira (14) três novos diretores para a companhia. São eles:
- Fernando Melgarejo, para a diretoria executiva financeira e de relacionamento com investidores;
- Renata Baruzzi, para a diretoria executiva de engenharia, tecnologia e inovação;
- Sylvia dos Anjos, para a diretoria executiva de exploração e produção.
Os três profissionais foram indicados para substituir, respectivamente, Sergio Caetano Leite, Carlos José do Nascimento Travassos e Joelson Falcão Mendes, que ficam no cargo até que os novos nomes sejam aprovados pelo conselho da petroleira.
As trocas fazem parte de um amplo movimento de alteração na diretoria da Petrobras, já que Chambriard chegou ao cargo em maio, no lugar de Jean-Paul Prates, que estava à frente da empresa desde janeiro de 2023. A nova presidente passa, então, a selecionar sua própria equipe.
Quem é Magda Chambriard
Graduada em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com pós-graduação em engenharia química, a presidente da Petrobras iniciou a carreira nessa mesma estatal, em 1980, atuando na área de produção.
Em 2002, Chambriard ingressou na Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), onde assumiu a diretoria-geral 10 anos depois. Na gestão, retomou leilões para exploração de petróleo e liderou estudos técnicos pré-sal. Ela também focou em ações de segurança operacional, após o vazamento de petróleo na Bacia de Campos.
A engenheira deixou o cargo em 2016. Desde então, participou como consultora em energia da Fundação Getúlio Vargas e atuou na Assessoria Fiscal Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Ela também é sócia da empresa Chambriard Engenharia e Energia.