Economia

Polywork: Número de brasileiros que trabalham em dois empregos cresce 15% em 10 anos, segundo PNAD

Jovens entre 14 e 29 anos representam 18% destes trabalhadores com dupla jornada

Imagem da noticia Polywork: Número de brasileiros que trabalham em dois empregos cresce 15% em 10 anos, segundo PNAD
• Atualizado em

Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), revelou aumento de 15% no número de brasileiros que optam por trabalhar em dois ou mais empregos, passando de 2,7 milhões no último trimestre de 2013 para 3,2 milhões no mesmo período de 2023.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

A pesquisa mostra que a busca por renda extra é um dos motivos, mas não é o único. Os jovens entre 14 e 29 anos representam 18% destes trabalhadores com dupla jornada. Segundo a diretora de uma consultoria de recursos humanos, o chamado "polywork" está prestes a se tornar uma tendência, especialmente entre a geração Z.

"Eles entenderam que é possível se desenvolver em outras habilidades. E aí a correlação é a seguinte: quais habilidades que eu desenvolvi até o momento e que podem ser úteis para o mercado de trabalho", comenta a diretora.

Rosana, uma profissional que vivencia essa realidade, ressalta a importância de cuidar da saúde. "Isso acaba desgastando, não sobra tempo para família, para lazer. Então é necessário ter muita cautela", alerta.

Últimas Notícias