Polywork: Número de brasileiros que trabalham em dois empregos cresce 15% em 10 anos, segundo PNAD
Jovens entre 14 e 29 anos representam 18% destes trabalhadores com dupla jornada
Um estudo recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), revelou aumento de 15% no número de brasileiros que optam por trabalhar em dois ou mais empregos, passando de 2,7 milhões no último trimestre de 2013 para 3,2 milhões no mesmo período de 2023.
+Mercado Livre vai abrir 6,5 mil empregos no Brasil
A pesquisa mostra que a busca por renda extra é um dos motivos, mas não é o único. Os jovens entre 14 e 29 anos representam 18% destes trabalhadores com dupla jornada. Segundo a diretora de uma consultoria de recursos humanos, o chamado "polywork" está prestes a se tornar uma tendência, especialmente entre a geração Z.
+Com mais de 4 mil vagas, Caixa abre inscrições para concurso 2024; veja como participar
"Eles entenderam que é possível se desenvolver em outras habilidades. E aí a correlação é a seguinte: quais habilidades que eu desenvolvi até o momento e que podem ser úteis para o mercado de trabalho", comenta a diretora.
Rosana, uma profissional que vivencia essa realidade, ressalta a importância de cuidar da saúde. "Isso acaba desgastando, não sobra tempo para família, para lazer. Então é necessário ter muita cautela", alerta.