Petrobras ajuda a empurrar o PIB do país, diz CEO da empresa, Magda Chambriard
Presidente da companhia destaca ampliação da produção de petróleo em cerca de 500 mil barris ao dia no último ano e aumento da capacidade de refino

Reuters
A Petrobras, maior investidora no Brasil, está fazendo o seu papel e "ajudando" a "empurrar" o Produto Interno Bruto (PIB) do país, disse a CEO da companhia, Magda Chambriard, em cerimônia que marcou o início das obras de uma segunda fase da refinaria Rnest, em Pernambuco.
"Empurrar o PIB desse país depende de todos nós... Todos os trabalhadores... todos os nossos parceiros estão envolvidos nessa tarefa, que não é pequena, mas é muito honrosa, que é nada mais nada menos do que ajudar o Brasil a crescer", disse Chambriard.
No evento para a oficialização da ampliação da Rnest, que no passado esteve no foco dos casos de corrupção investigados pela operação Lava Jato, diretores da Petrobras também celebraram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em 2026, o país caminha para um "tetra", disse o diretor da área de refino, William França, ao projetar durante o evento uma nova vitória nas eleições do presidente.
Já Chambriard destacou que a companhia ampliou a sua produção de petróleo em cerca de 500 mil barris ao dia, no último ano, com os investimentos nos campos do pré-sal, mas também está ampliando a capacidade de refino de petróleo.
Em outubro, a produção brasileira de petróleo superou 4 milhões de barris ao dia em um mês pela primeira vez, segundo dados publicados nesta terça-feira pela agência reguladora ANP.
Chambriard disse que a Petrobras espera aumentar em 400 mil barris por dia a capacidade de refino de petróleo no quinquênio até 2030, período no qual a companhia deverá investir ao todo US$ 109 bilhões, conforme plano atualizado na semana passada.
A Rnest terá a capacidade ampliada em 130 mil barris/dia, para 260 mil barris/dia, até 2029, ofertando 17% da demanda nacional de diesel.
O aumento da capacidade da refinaria Rnest demandará a ampliação do Porto de Suape, destacou Chambriard, acrescentando que uma usina solar de 12 MW ajudará no atendimento da demanda por energia da refinaria de Pernambuco.
(Por Roberto Samora, em São Paulo, e Marta Nogueira, no Rio de Janeiro)









