Ofereça benefícios a quem apoiar a mudança
Engajar funcionários é essencial para o sucesso e incentivos estratégicos podem reter talentos e impulsionar a recuperação da empresa
Estevão Seccatto
Processos de transformação organizacional são geralmente conduzidos em empresas que estão enfrentando declínio nos resultados operacionais e financeiros, e que precisam de auxílio para retornar à situação normal.
+ Confira todas as colunas de Estevão Seccatto
Os funcionários dessas empresas usualmente percebem essa situação e sabem que algo não está caminhando bem. A contratação de um profissional especialista para conduzir esse processo apenas evidencia que a situação da empresa já não é saudável e que um resgate precisou ser convocado.
A chegada desse profissional sempre é difícil para os funcionários, e muitos já estão buscando, por meio de seus contatos, uma nova empresa para trabalhar. Essa busca por um lugar melhor afeta fortemente a motivação dos funcionários, o que é prejudicial ao trabalho que precisa ser realizado.
A motivação precisa estar presente no dia a dia da empresa, ainda mais quando grandes barreiras precisam ser enfrentadas e superadas.
As primeiras semanas são as mais difíceis. Poucos acreditam na empresa, poucos confiam no profissional “terceirizado”, contratado especificamente para essa atividade, e menos funcionários ainda acreditam na direção atual e nos gestores da empresa, que podem ter contribuído para que a organização chegasse à situação em que se encontra.
+ Trabalhe os lados positivos das mudanças
Como reter os bons funcionários que foram silenciados pela gestão anterior, quando tiveram boas ideias que não foram aproveitadas e não foram devidamente valorizados? A pergunta está longe de ser trivial.
É imprescindível resgatar a motivação geral e individual, fazendo com que todos percebam que há uma luz no fim do túnel! Visualizar essa luz fará com que todos trabalhem com mais afinco, pois os obstáculos existirão e, por vezes, não serão fáceis de superar.
Identificar funcionários-chave para coordenar esse processo com o “reestruturador” ou “agente de transformação” é o primeiro passo. Essa identificação é desafiadora em curto espaço de tempo, mas pode-se obter algum direcionamento buscando indicações da alta gestão e também dos times internos para que esse movimento ocorra.
Após a identificação, é fundamental implementar ações que tragam motivação adicional aos escolhidos. É importante ressaltar que esses funcionários serão os “braços direitos” no processo de reerguer as companhias que estão passando por um turnaround.
+ Crie senso de pertencimento. Estimule o comportamento de time
O desenho de uma estratégia para reverter os resultados negativos é o topo da pirâmide. A pirâmide precisa ser construída, e cada tijolo representa uma ação que precisa ser executada e coordenada por um indivíduo ou um grupo de pessoas.
O primeiro benefício projetado deveria estar vinculado ao atingimento das metas previstas na estratégia do plano de transformação. Pode-se conceder remuneração adicional, baseada em KPIs (Key Performance Indicators) ou OKRs (Objectives and Key Results), com essas metas (qualitativas e quantitativas) atreladas aos planos de ação que precisam ser atingidos.
Os KPIs estarão mais alinhados ao médio e longo prazo, enquanto os OKRs estarão focados no curto prazo, com metas quantitativas e qualitativas. É fundamental que os indicadores sejam implementados, pois essas lutas diárias precisam acontecer para superar a situação da empresa.
Dependendo do tamanho da companhia, uma remuneração fixa adicional pode ser alinhada com alguns funcionários que são peças fundamentais para coordenar as equipes. A remuneração fixa adicional será atrelada ao resultado após um prazo longo (acima de 12 meses). Esses funcionários precisam vestir a camisa da empresa todos os dias para obter sucesso na reestruturação.
A elaboração de uma premiação semanal, quinzenal ou mensal também é uma ferramenta importante para engajar toda a equipe no processo. Essas premiações englobarão prêmios menores, mas que servirão como motivação adicional para toda a empresa.
Os funcionários precisam entender que unir forças nesse momento, sem renunciar ao foco necessário para a reestruturação, é essencial e que isso será bem avaliado para o futuro de cada um na empresa.
Benefícios palpáveis são bons motivadores, mas todos correrão mais rápido se souberem que o crescimento profissional acontecerá pela fidelidade e pelo esforço dedicado à reestruturação. Horas extras de trabalho e estresse adicional para enfrentar os problemas são dois fatores inevitáveis para todos.
+ A primeira impressão é a que fica
As premiações podem variar muito de acordo com cada tipo de empresa e podem incluir descansos adicionais, viagens, brindes, ingressos para o cinema, jantares etc. É importante ressaltar que esses prêmios serão semanais ou quinzenais e precisam ser bem apresentados à empresa. O departamento de Recursos Humanos pode ajudar muito na divulgação das premiações.
Transformações, geralmente, não são fáceis. Os funcionários sabem disso, e os gestores precisam entender que uma mudança brusca precisa acontecer. Recolocar a empresa nos trilhos é a meta, e promover motivação deve ser o foco do gestor, com incentivos para que ninguém desista e pule fora do barco.
Digo em alto e bom tom, claramente: remunere melhor quem abraça a ideia, premie quem está alinhado com a mudança e recompense a lealdade. Não há outra opção, ainda mais em situações de caos e necessidade de ações rápidas, em que qualquer um que jogue contra pode ter um efeito bastante prejudicial. Puna com rigor quem prejudica e ajude ao máximo quem está comprometido com você. Faça isso abertamente, para que todos vejam.