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Crie senso de pertencimento. Estimule o comportamento de time

Sentimento de pertencimento é ligação psicológica entre colaboradores que se enxergam como parte da comunidade

Crie senso de pertencimento. Estimule o comportamento de time
Para o gestor é importante saber onde os planos dos colaboradores e da empresa, para que todos se enxerguem no todo | Cido Coelho/SBT News/Imagem gerada por IA
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O falso conceito de que pertencimento se restringe a ambientes íntimos e pessoais leva à negligência no fomento de ambientes de trabalho em que profissionais se sintam, de fato, pertencentes.

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Infelizmente, algumas empresas só percebem isso quando surgem sintomas como o aumento no índice de turnover, talentos promissores deixando a empresa, equipes sem visão estratégica ou com visão de curto prazo, além de baixo nível de engajamento.

É importante que você, como gestor de empresas e pessoas, saiba onde seus colaboradores querem estar a médio e longo prazos e se planejam crescer junto com você.

O sentimento de pertencimento é uma ligação psicológica entre colaboradores e a empresa, em que os funcionários conseguem se ver como parte da comunidade. A perspectiva de comunidade nos permite enxergar o ecossistema organizacional de forma horizontalizada, em que cada um cumpre e se responsabiliza por sua função, contribuindo para o crescimento coletivo.

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A tendência é que se criem vínculos de lealdade, respeito e confiança entre os membros da equipe. Quando se chega a esse estágio, as pessoas deixam de buscar apenas necessidades básicas, como o salário (pirâmide de Maslow), e passam a buscar realizações pessoais maiores.

Assim como as empresas, seus colaboradores buscam realizações maiores | Cido Coelho/SBT News/Imagem gerada por IA
Assim como as empresas, seus colaboradores buscam realizações maiores | Cido Coelho/SBT News/Imagem gerada por IA

Destaco algumas formas eficientes de fomentar ações que contribuam para a criação desse ambiente inclusivo de alto desempenho:

Pesquisas internas de satisfação

Por meio delas, você identifica como os colaboradores se enxergam no trabalho e como isso afeta suas rotinas. Trabalhadores satisfeitos são mais propensos a transmitir uma boa imagem da empresa a terceiros, clientes e fornecedores. Além do erro de não realizar pesquisas periódicas, é comum encontrarmos líderes que dizem saber exatamente o que a equipe pensa, sente ou precisa. Não cometa esse erro.

Certifique-se de ouvir todos, afinal, ninguém melhor para saber quais medidas engajam a equipe do que os próprios colaboradores. Crie um ambiente seguro, para que as pessoas tenham liberdade de expressar claramente o que pensam, sem serem recriminadas posteriormente. Talvez por meio de respostas anônimas ou rodas de discussão informais.

Comunicação eficaz e clara

A comunicação é um tópico abrangente e normalmente problemático dentro das corporações. Estabelecer canais de comunicação com os colaboradores é um ótimo passo para aumentar o nível de engajamento. A comunicação interna é um pilar do sucesso, reflete na cultura organizacional, intervém na fluidez dos processos e garante o alcance dos objetivos da equipe.

Uma mesma demanda pode envolver várias pessoas de uma empresa. Imagine se, em determinado ponto, alguém errar algo crucial por não ter compreendido qual era sua função? Desperdício, retrabalho e atrasos na entrega. É necessário explicar a importância dos processos e das tarefas, dando aos funcionários a imagem completa de como seu trabalho impacta a empresa. Uma comunicação eficiente e clara elimina ruídos e aumenta a interação.

Foco no desenvolvimento

Separe parte do orçamento para o treinamento das pessoas que irão executar as estratégias que você definiu, com temas técnicos ou comportamentais. "Pior do que treinar um funcionário e vê-lo sair, é não treiná-lo e vê-lo ficar." Henry Ford. Muitos colaboradores almejam cargos de liderança, melhores ganhos e, de fato, têm potencial para isso.

+ Não transforme excelentes vendedores em péssimos gerentes

No entanto, alguns acabam perdendo essa ambição por não enxergarem perspectivas. Eles devem ser estimulados a perceber que podem alcançar patamares maiores. Ter planos de desenvolvimento para os colaboradores é uma demonstração de consideração pelos objetivos individuais. A empresa precisa oferecer oportunidades de crescimento e humanizar as relações.

Vínculos de lealdade, respeito e confiança entre os membros da equipe devem ser criados | Cido Coelho/SBT News/Imagem gerada por IA
Vínculos de lealdade, respeito e confiança entre os membros da equipe devem ser criados | Cido Coelho/SBT News/Imagem gerada por IA

Celebração das conquistas

Assim como as responsabilidades, as conquistas também devem ser atribuídas aos envolvidos nos casos de sucesso. O reconhecimento ajuda as pessoas a se sentirem importantes. Funcionários motivados elevam o ânimo da equipe e influenciam o desempenho dos colegas. Estabeleça objetivos e valorize metas atingidas.

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Além de gratificações, dar visibilidade a essas conquistas diante dos demais membros da equipe é uma ação interessante. O bom trabalho, sendo reconhecido por todos, gera senso de pertencimento e faz com que os funcionários se sintam mais seguros, aumentando as chances de permanecerem na empresa.

Cocriação e participação dos colaboradores

Praticar gestão democrática e ouvir os colaboradores é o primeiro passo para demonstrar que as pessoas são importantes, assim como suas demandas e ideias. Quando as pessoas têm voz ativa na criação, o sentimento de pertencimento aumenta.

Em líderes menos experientes, é comum uma falsa sensação de que possuem a solução para tudo. No entanto, desenvolver soluções em parceria aumenta as chances de novas ideias e de planos mais assertivos. Funcionários engajados têm "pensamento de dono" e comprometimento.

Quando as pessoas de uma equipe compartilham sonhos, objetivos e metas, tendem a ampliar seus limites e esforços em prol do bem comum, algo que dificilmente seria alcançado individualmente.

+ Mantenha os departamentos integrados, acabe com os 'silos' da sua empresa

Esse sentimento de pertencimento funciona como uma força motriz, que direciona os envolvidos para a mesma direção, sendo capaz de aumentar a performance das equipes em ambientes de trabalho verdadeiramente inclusivos e acolhedores. O gestor ou líder tem um papel fundamental na implementação de estratégias que visem ao engajamento dos colaboradores.

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