Economia

Milhões de famílias devem atualizar CadÚnico para não perder benefício

Atualização deve ser feita até fevereiro de 2026 para os beneficiários do Bolsa Família, BPC e Tarifa Social de Energia Elétrica

Imagem da noticia Milhões de famílias devem atualizar CadÚnico para não perder benefício
Cartão do Bolsa Família | Lyon Santos/MDS

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informa que 6,4 milhões de famílias precisam atualizar os dados junto ao Cadastro Único até fevereiro de 2026 para que não percam benefícios sociais.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Os beneficiários que devem atualizar as informações são do Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Uma das atualizações previstas é o cadastro biométrico para a concessão, manutenção e renovação de benefício de seguridade social, como indica a lei aprovada no Congresso Nacional no ano passado.

As famílias serão notificadas por meio dos aplicativos dos programas de pagamento para procurarem o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou a gestão municipal do CadÚnico para atualização dos dados cadastrais. Para as famílias compostas por apenas uma pessoa, seja para a inclusão ou para a atualização cadastral e manutenção de programas de transferência de renda, a entrevista para coleta de dados deverá ser feita no domicílio da pessoa.

Como fazer a atualização?

Por meio do aplicativo do Cadastro Único, o beneficiário deve acessar o ícone “envelope”. Também será informado a necessidade de atualização de dados por meio do Caixa Tem.

As famílias que recebem o benefício serão acionadas de forma escalonada para atualização de dados, não sendo necessário que se dirijam imediatamente aos pontos de atendimentos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Últimas Notícias