Lei da Reciprocidade Comercial começa a valer nesta segunda-feira (14)
Nova lei permite ao Brasil adotar medidas contra países que imponham barreiras aos produtos nacionais

SBT News
Entrou em vigor nesta segunda-feira (14) a chamada Lei da Reciprocidade Comercial, que autoriza o governo brasileiro a adotar medidas contra países que estabeleçam barreiras comerciais a produtos nacionais no mercado global e que impactem negativamente a competitividade internacional brasileira.
A lei foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda (14) e é uma resposta às medidas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que taxou em 10% os produtos brasileiros. O texto foi aprovado pelo Congresso Nacional no início do mês e sancionado na semana passada, sem vetos, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
+ Lula sanciona Lei da Reciprocidade para responder ao tarifaço de Trump
+ 73% dos americanos esperam alta de preços após tarifaço anunciado por Trump, diz pesquisa
Tarifaço
A guerra tarifária teve início com as medidas impostas por Donald Trump à maioria dos países do mundo com quem os americanos mantêm relações comerciais.
A taxa estabelecida contra os produtos brasileiros foi uma das menores (10%) enquanto a China foi o alvo principal, com uma tarifa inicial de 34%. Os percentuais foram subindo progressivamente ao longo dos dias até atingir os atuais 145%. E numa escalada inédita de reciprocidade, Pequim também aumentou suas tarifas sobre as importações dos EUA, atingindo 125% na última sexta (11).