Inflação dos alimentos é causada por alta do dólar e "arapuca" do Banco Central, diz Lula
Presidente também creditou aumento dos preços de comidas e bebidas às "loucuras" ditas nos Estados Unidos
Vinícius Nunes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atribuiu, nesta quinta-feira (6), o aumento nos preços dos alimentos à valorização do dólar e à "irresponsabilidade" da gestão anterior do Banco Central do Brasil (BC). Segundo Lula, ao sinalizar a elevação da Selic, a taxa básica de juros em 2025, ainda no ano passado, a administração de Roberto Campos Neto teria preparado uma "arapuca" para o atual governo.
O petista enfatizou que a alta da Selic, anunciada após a última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), em 29 de janeiro, é consequência de decisões tomadas pela gestão anterior do BC. De acordo com ele, o atual presidente do banco, Gabriel Galípolo, não teve responsabilidade na elevação da taxa para 13,25% ao ano.
+ Lula vai nesta quinta (6) ao Rio de Janeiro na primeira viagem após cirurgia
"Tivemos um aumento do dólar porque tivemos um Banco Central totalmente irresponsável, que deixou uma arapuca que a gente não pode desmontar de uma hora para outra", disse o presidente em entrevista a rádios da Bahia.
Cotação do dólar vai começar "a se ajustar", projeta Lula
Para Lula, o aumento do dólar também foi causado por "loucuras" ditas na campanha à presidência dos Estados Unidos.
"Loucuras que estavam sendo feitas nos EUA, campanha, discursos, aquela coisa maluca contribuiu muito para o dólar crescer. E ele, agora, começa a se ajustar. Acho que agora, com o dólar se ajustando, os produtos vão ficar mais aqui [no Brasil]. Estou convencido de que a gente vai resolver esse problema logo, logo", disse.
+ Lula lidera todos os cenários para 2026, mostra pesquisa Quaest
O presidente também anunciou que vai se reunir na semana que vem com representantes da indústria da carne e do arroz para discutir resoluções para baratear os alimentos. Estarão à frente das discussões os ministérios da Fazenda, da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.