Publicidade
Política

Lula vai nesta quinta (6) ao Rio de Janeiro na primeira viagem após cirurgia

Após quase dois meses sem viajar, presidente participa de reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso

Imagem da noticia Lula vai nesta quinta (6) ao Rio de Janeiro na primeira viagem após cirurgia
Presidente Lula (PT) retoma nesta quinta (6) agenda de viagens | Divulgação/Ricardo Stuckert/PR
Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai nesta quinta-feira (6) ao Rio de Janeiro na primeira viagem após cirurgia realizada em dezembro de 2024. Ele participa da cerimônia de reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso.

O chefe do Executivo foi liberado para retomar rotina de viagens e atividade física no fim de janeiro.

+ Lula diz que vai discutir preço da carne com empresários nesta semana

No início de dezembro, o presidente passou por cirurgia às pressas após sentir dores de cabeça causadas por um sangramento interno. A hemorragia foi motivada pelo acidente doméstico sofrido em outubro passado, após cair em um banheiro do Palácio do Alvorada.

A última viagem de Lula tinha sido para o Uruguai, no início de dezembro, quando participou da cúpula do Mercosul e encontrou o ex-presidente Pepe Mujica.

+ "Se for comigo, vai perder outra vez", diz Lula sobre a possibilidade de enfrentar Bolsonaro em 2026

Agenda no Rio

A emergência do Hospital Federal de Bonsucesso estava fechada desde 2020. Agora, o espaço, gerido pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 50 leitos em dois espaços, adulto e pediátrico, e divididos por complexidade (salas vermelha, amarela e verde).

A cerimônia de hoje, segundo o Palácio do Planalto, também marca a retomada da capacidade total do hospital, passando de 412 para 423 leitos disponíveis.

+ Novo líder do PDT, de Ciro Gomes, diz que partido apoiará Lula em 2026

"Em outubro de 2024, antes do início da administração do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), 218 leitos estavam fechados. Outra novidade é a reativação do Centro de Diagnóstico por Imagem, com a disponibilização de exames de ultrassonografia e de um novo equipamento de raio-x de alta precisão", informa o Planalto, em nota.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade