Faturamento em bares e restaurantes deve crescer até 15% durante Carnaval
Cenário é influenciado pelo crescimento no número de empregos e redução da inflação
O setor de bares e restaurantes deve registrar aumento no movimento durante os festejos de Carnaval. A previsão, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), é de que os estabelecimentos faturem até 15% a mais do que no ano passado, com destaque para as cidades de Salvador, Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro.
Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, explica que a expectativa otimista é impulsionada por alguns fatores, como o crescimento no número de empregos e a melhoria no cenário econômico – com a redução da inflação e da taxa de juros. "Essa é uma tendência que se reflete em todo o turismo e que vem trazendo projeções otimistas", conta.
Nas capitais que recebem as tradicionais festas de rua durante o período carnavalesco, as expectativas de aumento no faturamento variam. Os empreendedores do Recife, Rio de Janeiro e Belo Horizonte esperam faturar até 15% a mais neste ano do que no ano passado, enquanto na Bahia e em São Paulo as projeções são de até 10%.
+ Metroviários de Belo Horizonte ameaçam parar durante o Carnaval
Embora as bebidas alcoólicas estejam entre os itens mais consumidos, a associação chama a atenção para a procura de água e gelo durante os festejos, uma vez que a previsão para o Carnaval é de cerca de 30ºC. A orientação é que os estabelecimentos estejam bem abastecidos para receber a maior demanda de público no período.