Escassez de mão de obra qualificada afeta 2 em cada 5 profissões que mais empregam no Brasil
Das 230 profissões mais representativas no mercado formal, 40% enfrentam algum tipo de escassez
SBT Brasil
A falta de mão de obra qualificada está impactando o mercado de trabalho no Brasil. Segundo um levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), essa escassez afeta duas em cada cinco profissões que mais empregam no país.
+ Desigualdade social no Brasil atinge com mais força mulheres negras, mostra relatório
A situação é crítica para esta empresa de logística em São Paulo, que enfrenta dificuldades para encontrar auxiliares de logística, gerentes de produtos e vendedores para contratação imediata. A empresa tenta driblar a falta de profissionais capacitados oferecendo benefícios, como premiações e cursos, e até trabalho híbrido para aumentar também a retenção dos talentos.
+ Cresce a procura por microcrédito produtivo no Brasil, especialmente entre trabalhadores informais
Esse problema não é isolado e afeta todo o setor de serviços no Brasil. Das 230 profissões mais representativas no mercado formal, 40% enfrentam algum tipo de escassez, sendo a falta de mão de obra qualificada a mais evidente.
+ Caixa libera Bolsa Família para beneficiários com NIS final 8
Para lidar com a situação, muitas empresas têm buscado profissionais qualificados na concorrência. Essa movimentação no mercado fez com que o salário médio de admissão para essas profissões com baixa oferta de mão de obra subisse quase 6% em relação ao mesmo período do ano passado.