Entenda as mudanças do INSS que facilitam empréstimo consignado
Operações financeiras poderão ser desbloqueadas pelo segurado de forma imediata
Yumi Kuwano
A partir do dia 2 de janeiro de 2025, os novos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ter acesso ao empréstimo consignado nos primeiros 90 dias de concessão do benefício.
Com a nova norma, os segurados poderão desbloquear o crédito desde que seja no mesmo banco onde recebem o benefício. A instrução normativa também estabeleceu que os procuradores dos aposentados e pensionistas não podem autorizar o desbloqueio das operações de crédito.
+ Governo define regras para "pente-fino" no Benefício de Prestação Continuada do INSS
Nesses casos, ele deverá emitir um instrumento de mandato público que autorize o representante legal a desbloquear a concessão de empréstimo consignado e o desconto das parcelas em folha.
Antes
Atualmente, o novo segurado precisa esperar três meses para fazer o pedido, período em que não é possível realizar o desbloqueio dessas operações de crédito para evitar que ele seja assediado por outras instituições financeiras de pagamento da aposentadoria ou pensão.
+ Governo posterga sessão e consegue adiar votação de anistia a condenados do 8/1
A flexibilização permite que os beneficiários tenham acesso ao crédito de forma mais ágil, o que pode ser positivo em situações de emergência. No entanto, eles estarão mais expostos a ofertas de crédito desde o início de seus benefícios, o que pode levar a decisões mais rápidas e impulsivas
Caso o segurado queira mudar para uma instituição financeira que ofereça juros mais baixos, a portabilidade só poderá ser feita a partir do 91º dia. A mudança foi publicada no fim de agosto em uma Instrução Normativa do INSS.
+ Sabatina de indicado de Lula ao Banco Central deve ser no dia 10 de setembro em comissão do Senado
O que é o empréstimo consignado?
A modalidade permite tomar empréstimos de forma simplificada já que há uma garantia quando as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do tomador. No caso de aposentados e pensionistas do INSS, o desconto é feito diretamente dos benefícios recebidos.
Nesse tipo de operação, as taxas de juros também são mais baixas em comparação com outras modalidades de empréstimo, por causa do pagamento automático.