BC aprova inclusão de QR Code em boletos para pagamento por Pix
Resolução também cria a modalidade de boleto dinâmico, voltada para pagamentos vinculados a certos títulos financeiros
SBT News
O Banco Central aprovou, na quinta-feira (12), uma resolução que estipula mudanças no formato dos boletos de pagamento. Agora, o papel de cobrança contará com QR Codes para permitir a quitação por outros sistemas de pagamento, incluindo o Pix.
Outra novidade é a criação da modalidade de boleto dinâmico, voltada a trazer mais segurança para pagamentos vinculados a certos títulos financeiros, como duplicatas escriturais. Neste caso, os pagamentos poderão ser automaticamente direcionados ao detentor legítimo dos direitos sobre o título – o que ajudará a reduzir fraudes.
“A criação do boleto dinâmico representa um enorme avanço no sentido de modernizar o sistema financeiro e dar mais segurança na negociação de importantes tipos de títulos essenciais ao fomento de uma ampla gama de empresas integrantes da economia real, principalmente as de pequeno e médio porte”, disse o Banco Central.
+ Pix supera dinheiro como forma de pagamento mais utilizada no Brasil
O boleto dinâmico estará disponível em até seis meses após a aprovação dos sistemas de escrituração ou registro digital que darão suporte à nova modalidade. Além disso, a resolução exige uma governança mais abrangente para o sistema de boletos, com atuação mais ampla dos setores e transparência nas tarifas aplicadas.