Banco Central vai regulamentar Pix parcelado na última semana de outubro
Detalhamento das regras será divulgado em dezembro, com prazo para que bancos e instituições de pagamento se adaptem

Jessica Cardoso
O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (3) que a regulamentação do Pix parcelado será publicada na última semana de outubro. O novo modelo permitirá que usuários parcelem pagamentos pelo sistema, enquanto o recebedor obtém o valor integral de forma imediata.
Em nota, o BC disse que a regulação terá como foco a “definição do produto, de forma padronizada, visando melhorar a experiência dos usuários”. Também afirmou que soluções privadas de crédito já vinculadas ao Pix poderão continuar a ser ofertadas, desde que não entrem em conflito com as normas estabelecidas.
O detalhamento dos procedimentos operacionais e da padronização da experiência do usuário será divulgado no início de dezembro. A partir dessa data, as instituições financeiras e de pagamento terão um prazo para adequação.
+ Prejuízo provocado por bebidas falsificadas chega a R$ 471 bilhões no Brasil, diz associação
Segundo o BC, a expectativa é que a medida amplie o uso do Pix no varejo, tornando viáveis compras de maior valor para consumidores sem acesso a outras formas de pagamento, como cartão de crédito.
Além do anúncio sobre o parcelamento, o BC comunicou que, a partir de sábado (4), passará a bloquear chaves Pix identificadas pelas instituições participantes do sistema de pagamento como associadas a golpes e fraudes para reforçar a segurança.