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Crise do metanol já impacta setor de eventos e aumenta cautela em festas

Empresários relatam queda no consumo de destilados e apostam em cardápios sem álcool para garantir segurança dos clientes

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A crise do metanol também já afeta o mercado de eventos. Mesmo com distribuidores certificados, empresas que trabalham com casamentos, formaturas e outras festas têm enfrentado a desconfiança dos clientes.

O estoque está cheio: caixas fechadas de vodka, uísque e gin, os destilados mais usados em drinks servidos nos eventos organizados por uma empresa do setor. Justamente as bebidas que agora são alvo de desconfiança, reflexo dos casos de falsificação com uso de metanol.

Essa insegurança tem refletexo no consumo. "As pessoas ficaram um pouco receosas. A gente teve um consumo maior de espumantes e de drinks que levavam espumante, do que drinks que estavam na carta e destilados", diz empresário Caio Collavini.

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A situação preocupa ainda mais porque o segundo semestre é o mais forte para o setor de eventos, com festas de fim de ano de empresas, confraternizações, encontros de amigos e familiares, além de formaturas. Neste momento, celebrar virou sinônimo de preocupação, tanto para quem brinda quanto para quem oferece o brinde.

Segundo os sócios, a empresa tem cerca de 60 eventos previstos até o fim do ano. Para tranquilizar os clientes, reforçam que, em 20 anos de atuação, sempre priorizaram compras diretas, com o mínimo de intermediários.

"A gente sempre cobrou das distribuidoras homologadas, direto da indústria. Inclusive, a gente presta serviço para a própria indústria", destaca Fabíola Collavini.

Mesmo assim, um evento marcado para outubro foi cancelado. O cliente desistiu de oferecer drinks alcoólicos. A Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) confirma que o temor é generalizado e que contratos próximos de serem fechados foram adiados.

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"Dizer que o nosso cliente não está preocupado, não pensa em adiar, seria uma mentira. A gente entende que a responsabilidade é coletiva. Todos temos que fiscalizar a produção dessas bebidas, desde o recebimento, as notas fiscais, os distribuidores, até o próprio evento", diz o conselheiro da Abrafesta, Herbie Ramos.

Adaptações no cardápio

Diante da crise, outras empresas do setor já adaptam o cardápio. Uma delas aposta em opções sem álcool para sugerir aos clientes.

O "Moscow Mule", por exemplo, agora é feito com mistura de sucos e a tradicional espuma. O "Cosmopolitan" continua colorido e chamativo, mas à base de cranberry, sem álcool. E há ainda o “C’est la vie”, drink feito com xarope de flor de sabugueiro e espumante zero álcool.

A empresária Elisângela Duarte acredita que a mudança pode ser bem recebida. "Se puder reformular o cardápio próprio sem álcool, a gente tem opções bem bacanas e bonitas. Acho que os convidados vão ficar felizes e curtir a festa com mais segurança, que é o mais importante."

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