Telecomunicações e bancos são as empresas que mais recebem reclamações no Brasil
Dados são do portal Consumidor.gov.br, que permite solução de problemas relacionados a serviços e produtos
Operadoras de telecomunicações que vendem serviços de internet, telefonia e televisão por assinatura e bancos e administradoras de cartão são as empresas que mais recebem reclamações de clientes no Brasil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Os dados são do portal Consumidor.gov.br, criado em 2014 pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacom), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com mais de sete milhões de reclamações cadastradas por consumidores desde o início de funcionamento e cerca de 750 mil somente em 2023 até julho, a plataforma permite a solução de problemas entre clientes e empresas de diversos segmentos.
Veja top 10 de tipos de empresas com mais reclamações (até julho de 2023):
- Operadoras de telecomunicações - 1.946.152
- Bancos e administradores de cartão - 1.816.583
- Comércio eletrônico - 604.062
- Transporte aéreo - 434.918
- Bancos de dados e cadastro de consumidores - 354.075
- Viagens, turismo e hospedagem - 206.937
- Empresas de pagamento eletrônico - 203.907
- Empresas de intermediação de serviços e negócios - 192.220
- Fabricantes de eletroeletrônicos, produtos de telefonia e informática - 180.484
- Energia elétrica - 179.246
Leia também:
+ Cartão de crédito lidera reclamações cadastradas no portal Consumidor
+ Direitos dos consumidores ainda são muito desrespeitados, diz Wadih Damous