Volkswagen suspende layoff de 800 trabalhadores em Taubaté (SP)
Cancelamento se deu por desempenho positivo de carro. Fábrica da montadora no PR segue com um turno suspenso
Emanuelle Menezes
A Volkswagen anunciou, neste domingo (23.jul), que decidiu cancelar a suspensão temporária dos contratos de trabalho (conhecido como layoff) de 800 trabalhadores da fábrica da empresa em Taubaté, no interior de São Paulo. A medida começaria a valer a partir de 1º de agosto e duraria dois meses.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
No lugar da suspensão, a montadora de veículos resolveu adotar férias coletivas de 10 dias para os dois turnos da unidade.
Segundo a Volks, o cancelamento do layoff se deu pelo desempenho positivo do modelo Polo. Na última 2ª feira (17.jul), quando a suspensão temporária foi anunciada, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) afirmou que a empresa tomou essa medida para "adequar o volume de produção ao mercado".
Em nota, a montadora destacou que o layoff e as férias coletivas, chamadas de "ferramentas de flexibilização", estão previstas no Acordo Coletivo assinado entre a Volks, sindicato e colaboradores.
A fábrica de São José dos Pinhais (PR) segue com um turno em layoff desde 5 de junho. As unidades Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e São Carlos (SP) estão operando normalmente.
Leia também: