Aumentam os pedidos de crédito empresarial em março, diz Serasa Experian
Foi o primeiro resultado mensal positivo desde janeiro; grandes companhias lideraram a demanda
Guto Abranches
Pedidos das empresas por crédito e financiamentos aumentam pela primeira vez no ano em março. Pesquisa da Serasa Experian divulgada nesta quarta-feira (03.mai), o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito, revela que houve uma alta de 1,1% na procura por recursos financeiros na comparação com o mesmo mês do ano passado.
Também nas comparações com os meses equivalentes de 2022, janeiro tinha apresentado queda de 3,8%; e fevereiro exibiu baixa de 10,2%.
Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ainda de acordo com a Serasa Experian, foram os grandes negócios que mais buscaram pelos recursos financeiros e deram impulso ao índice com alta de 22,9%. As empresas de médio porte assumiram 6% de crescimento, já as micro e pequenas subiram 0,9%. Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, as linhas de crédito, em sua maioria, não têm sido utilizadas para novos investimentos, mas para fechar as contas no final do mês, auxiliando no funcionamento das empresas. "A desaceleração da demanda por crédito é fruto do consumo por necessidade que também tem sido adotado pelos empreendedores. Além disso, temos a falta de incentivo, já que os juros continuam altos". Ainda assim, Rabi explica que o destaque das grandes empresas se deve, principalmente, à possibilidade de exportação. "Atendendo a uma demanda externa, conseguem continuar sustentando sua procura pelo recurso financeiro e fazendo vendas em maior escala".
Análise por setores
Na análise por setor a categoria "Demais" - que contempla empresas do segmento "Primário", "Financeiro" e do "Terceiro Setor" - teve a alta mais expressiva, de 19,2%. Companhias do "Comércio" vieram logo depois, com 9,6%. Em seguida aparece a "Indústria" (4,8%) e o setor de "Serviços", que foi único a registrar baixa: 5,8%.
Regionalmente
A avaliação por Unidade Federativa (UF) revelou que, ainda em março deste ano, o estado do Mato Grosso do Sul teve o maior percentual de busca por crédito do país (22%). Em sequência estava o Distrito Federal, com 13,1%. Por outro lado, foi o Acre que teve o pior desempenho, com queda de 7,7%, seguido pelo Rio de Janeiro, que caiu 7,3%. Confira os dados dos demais estados no gráfico abaixo.
Leia também