Ministro da Agricultura quer simplificação de processos para aumentar exportações
A intenção é que as empresas contem com um processo predefinido que permita uma tramitação mais célere, diz Carlos Fávaro
A simplificação dos procedimentos para habilitar estabelecimentos que exportam produtos de origem animal está na mira do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. Ele apresentou a proposta, nesta 2ª feira (16.jan), na reunião da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O objetivo é aumentar as exportações, principalmente, de estados com pouca participação no mercado internacional.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Estamos trabalhando para ampliar o nosso mercado, mostrar as potencialidades do Brasil para o mundo e isso inclui a simplificação de processos internos para que as empresas possam se preparar para este novo momento", ressaltou o ministro.
Para vender a outros países, a empresa deve estar habilitada, seguindo normas de trânsito e certificação sanitária estabelecidas na Portaria SDA Nº 431/2021. É importante que os departamentos responsáveis dos estabelecimentos também se atentem às exigências do país para onde desejam exportar.
Dessa forma, o procedimento ocorre de forma mais ágil. De acordo com o ministério, inconsistências evitáveis, como erros de tradução, por exemplo, geram pendências, aumentando as etapas para conclusão do procedimento.
Veja também: