Publicidade
Economia

Frigoríficos encontram dificuldades na contratação de mão de obra qualificada

Motivo da procura por novos funcionários é o aumento da demanda do mercado internacional

Imagem da noticia Frigoríficos encontram dificuldades na contratação de mão de obra qualificada
Frango
• Atualizado em
Publicidade

Com o crescimento das exportações brasileiras de frango, o setor está com dificuldades de conseguir mão de obra qualificada. Mesmo com a contratação de funcionários estrangeiros, os frigoríficos estão com vagas abertas.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As contratações, por sua vez, são para a linha de produção de frangos e carnes. Os candidatos não precisam ter experiência --- as empresas dão o treinamento do zero. A mão de obra, no entanto, está escassa, principalmente nos estados do sul do Brasil, que conta com pelo menos 20 mil vagas.

"Nós temos um fluxo grande de haitianos, de venezuelas, e isso faz com que a gente já tenha cerca de 15% de estrangeiros nesse quadro. A grande demanda é de pessoal operacional que não precisa, não tem nenhuma qualificação. Nós qualificamos essas pessoas internamente", apontou Nelson Paulo Rosdi, gerente corporativo de gestão de pessoas da Aurora Corp, em entrevista ao SBT.

O motivo da procura por novos funcionários é o aumento da demanda do mercado internacional. Desde março, o Brasil produz, em média, 400 mil toneladas de frango por mês. Com isso, a receita cresceu mais de 30% este ano, em comparação com o mesmo período de 2021.

As exportações brasileiras já chegam a 150 países. O bom momento tem relação com a gripe aviária no mercado internacional. O país é o único grande centro produtor que não foi atingido pela doença.

"Essa doença afeta as aves, e elas têm que ser abatidas --- não vão para o mercado. Isso faz com que o Brasil seja mais chamado para colaborar", explicou Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal.

O mercado interno também está aquecido. Por aqui, o consumo per capta é de 44 quilos por ano, mais que o de carne bovina e suína. Para quem conseguiu uma das vagas, a chance é de crescimento profissional, e aumento de salário no médio prazo.

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade