Publicidade
Economia

Belém (PA) volta a esperar multidão para as festas do Círio de Nazaré

Passado o auge da epidemia de covid-19, estado conta com presença de fiéis de todo o Brasil e do exterior

Imagem da noticia Belém (PA) volta a esperar multidão para as festas do Círio de Nazaré
Círio de Nazaré
• Atualizado em
Publicidade

Cinquenta mil turistas são esperados em Belém, no Pará, para a tradicional festa do Círio de Nazaré. E isso falando só dos forasteiros de outros estados do país. É um número bem inferior à média de anos anteriores, ao redor de 80 mil visitantes de todas as regiões do Brasil, mas é um indicador simbólico do momento da celebração. 

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Depois do que é considerado o auge da pandemia da Covid-19, é a primeira vez em que a Secretaria de Turismo do Pará aposta em presença maciça de fiéis nas celebrações do Círio. Em 2020, primeiro ano da pandemia, as comemorações em honra a Nossa Senhora de Nazaré não puderam ser acompanhadas presencialmente. A transmissão foi virtual. Já no ano passado, com maior adesão da população à campanha de vacinação, o público voltou. Ainda assim, as cerca de 400 mil pessoas que compareceram representam uma adesão muito inferior ao habitual. Nos anos anteriores ao coronavírus, mais de dois milhões de visitantes acompanharam as manifestações de fé. Gente dos vários municípios paraenses, de outros estados e até estrangeiros. 

Interior de cada um 

Além das demonstrações de fé, a presença dos visitantes em Belém são fonte de receita para os cofres da capital e do estado que faria diferença em qualquer unidade da Federação. Pelos cálculos do Turismo do estado e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA), nada menos do que R$ 98 milhões de reais são movimentados pelos seguidores de Nossa Senhora durante o período de festas. E isso mesmo considerando o aumento dos custos para os viajantes. " Em apenas 12 meses, o preço das passagens quase dobrou devido à conjuntura. Os custos de hospedagem e alimentação também subiram", esclarece Roberto de Sena Bentes, supervisor técnico do Dieese/PA, em entrevista à Agência Brasil.

O perfil dos visitantes também foi pesquisado pelos institutos. Veja abaixo quem vai à capital paraense para as comemorações.

Quem vai com quem

- 57% dos turistas viajam com a família. 

- 25% viajam sozinhos

- 17,6% viajam em grupo

Como vai 

- 79% viajam de avião 

- 11,5% ônibus 

- 5,8% carro particular

De onde vai

- 12,7% dos turistas sai de São Paulo

- 12% são do Maranhão

- 11,6% vão a partir do Ceará

- 8% saem do Rio de Janeiro

- 6,5% Amazonas

- 5,0% Amapá

- 4% vão do Rio Grande do Sul

- 4% são de Pernambuco

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade