Número de brasileiros que temem perder emprego registra queda em agosto
Pesquisa do IFecRJ aponta para maior confiança na retomada econômica
Camila Stucaluc
O número de brasileiros que não tem medo de perder o emprego voltou a aumentar em agosto, após queda nos meses anteriores. Segundo dados do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFecRJ), o percentual chegou a 43,7%, ante 40,3% registrado em julho, e 44,3%, em junho.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em relação à confiança no emprego nos próximos três meses, ocorreu comportamento semelhante. Os consumidores que não têm medo de perder o trabalho apresentam 46,4%, enquanto os que têm pouco medo de perder o emprego, 21,8%. No geral, 37% dos entrevistados se mostram confiantes quanto à retomada econômica.
Isso porque a quantidade de consumidores que afirmam ter sofrido diminuição na renda familiar nos últimos três meses apresentou queda, indo de 51,8% em julho para 47,9% em agosto. Os índices mostram ainda que houve um pequeno aumento nos consumidores que relataram aumento da renda familiar: 11,5% (julho) para 11,8% (agosto).
+ Número de passageiros transportados cresce 52% nos primeiros meses do ano
"Seguindo a volatilidade dos indicadores econômicos do Rio, como também temos visto nos dados do IBGE, o mês de agosto apresentou ligeira alta em relação ao mês anterior, voltando ao patamar próximo de junho. Precisamos acompanhar de perto todas as informações econômicas para termos um cenário mais claro. O momento atual é de cautela", explica o diretor executivo do IFec RJ, João Gomes.