Publicidade
Economia

Pequenos negócios geraram 72% das vagas de emprego no 1º semestre

Levantamento do Sebrae aponta setor de Serviços como principal força geradora de postos de trabalho

Imagem da noticia Pequenos negócios geraram 72% das vagas de emprego no 1º semestre
Companhias foram responsáveis por 961,9 mil de vagas de emprego nos primeiros seis meses do ano | Agência Brasil
• Atualizado em
Publicidade

As micro e pequenas empresas seguem sustentando a geração de novos postos de trabalho no Brasil. Uma análise do Sebrae, feita a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as companhias foram responsáveis por 961,9 mil das cerca de 1,33 milhão de vagas de emprego (72,1%) no primeiro semestre deste ano.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As micro e pequenas empresas do setor de Serviços continuaram sendo a principal força geradora de postos de trabalho do país, superando a marca de 533 mil contratações. Os setores de Construção e Indústria da Transformação seguem em segunda e terceira posições, com 168,8 mil e 126,3 mil empregos gerados, respectivamente.

Segundo os dados, o desempenho das micro e pequenas empresas foi significativamente superior ao das médias e grandes companhias, que abriram 279,1 mil vagas nos seis primeiros meses de 2022.

+ Preço da cesta básica sobe em 7 das 8 cidades pesquisadas pela FGV

"Apesar da alta da inflação, que atingiu em cheio os pequenos negócios, os empreendedores conseguiram manter um primeiro semestre extremamente positivo. Acreditamos que a nova fase do Pronampe, iniciada no final de julho, deve contribuir ainda mais para a melhoria desse cenário", avalia Carlos Melles, presidente do Sebrae.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade