Câmara de Comércio reduz e até zera alíquotas de Imposto de Importação
Produtos de vários setores e insumos para produção industrial são beneficiados pelas mudanças na tributação
Guto Abranches
A Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) promoveu mudanças na tributação de um leque de produtos de várias destinações. O alvo principal foi o Imposto de Importação, que foi reduzido ou até zerado, dependendo de cada caso. Ao todo, a medida atingiu 13 produtos.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Remédios para o tratamento de alguns tipos de câncer, que têm olaparibe na sua composição, tiveram o Imposto reduzido de 8% para zero. Também passaram a não pagar este imposto alguns itens de uma série de equipamentos de utilização em medicina, entre eles suportes a cirurgias para instalação de cateteres e stents.
Tintas para livros, lentes de contato de hidrogel agora pagam 2%.
Made in Brazil
As mudanças também vão no sentido de amparar a produção nacional. Há casos de redução a zero das taxas cobradas dos insumos empregados pela indústria. As cervejarias, por exemplo, foram beneficiadas. O extrato de lúpulo, indispensável à produção das fábricas, agora também é não-tarifário no que diz respeito ao Imposto de Importação. Anteriormente eram cobrados no mínimo 8%.
O polipropileno, resina empregada entre outros fins para a produção industrial de embalagens, cadeiras plásticas, brinquedos e até autopeças, teve nova tarifa definida em 6,5% pela CAMEX.