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Economia

Carestia faz cada vez mais consumidores abastecerem carro aos poucos

Engenheiro dá dicas certeiras para ajudar na economia do combustível

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Veículos passando por rodovia (Reprodução/SBT Brasil)
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Pela primeira vez, desde que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) passou a pesquisar o preço médio dos combustíveis, o diesel ultrapassou a gasolina. A carestia nos postos está fazendo cada vez mais consumidores abastecer o carro aos poucos.

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Um real por quilômetro rodado. Tem motorista que está gastando quase isso para andar de carro nas principais vias brasileiras. É conta de padaria, quer dizer, de posto de gasolina. Mas está valendo. Um carro que faça 8 km por litro na cidade, com o combustível custando R$ 8,00 por litro, pronto. Bolso vazio para ter tanque cheio.

Segundo o gesseiro Almir de Melo, "é um absurdo". Se não dá para pagar menos, a saída pode ser tentar abastecer menos. Em vez de completar, vai de pingadinho, só passar no posto de vez em quando, para pesar menos no orçamento. "Ponho 20, ponho R$ 50,00, sempre pingado e quase não utilizo o carro", falou a funcionária pública Kátia de Almeida.

Vale pra carro de passeio e vale para os pesos-pesados também, visto que o litro do diesel mais barato já está mais caro que a gasolina aditivada e isso não é comum. Segundo a ANP, em média o litro do diesel mais simples está saindo a R$ 7,568, e o litro da gasolina aditivada sai a R$ 7,486.

O professor da Universidade de São Paulo (USP) Simão Silber acompanha a evolução dos preços aos consumidor e diz que "aqui no Brasil, como a grande demanda é para transporte de mercadorias, e é do caminhoneiro, o preço que subiu mais é o do diesel".

Os profissionais nem querem ouvir falar no voucher de R$ 400,00 proposto pelo governo. É pouco, dizem eles. O caminho a seguir é melhorar o frete. "O frete é um absurdo, não temos força de negociação. A lei não é respeitada", pontuou o caminhoneiro Antônio Emídio.

O negócio é ouvir quem é do ramo. O engenheiro Rogério Gonçalves tem dicas certeiras para ajudar na economia. Primeira coisa, nada de abastecimento pingado. "Você tendo pouco combustível dentro do tanque, esse combustível fica balançando dentro do tanque. Quanto mais espaço vazio dentro do tanque, mais ele evapora", explicou.

Depois cuidar da manutenção do veículo, manter os pneus sempre calibrados na medida e o carro alinhado. Nada de pé muito pesado: "modo de dirigir, evitar aceleração brusca. Acelerações bruscas são fatais para aumentar o consumo". Ainda de acordo com ele, outra dica é "saber trocar a marcha no momento certo".

Evitar peso em excesso e usar a tecnologia: o dispositivo start stop desliga o carro quando ele para por mais de dez segundos. E zera o prejuízo. Segundo Rogério, "existem várias maneiras de você economizar, melhorias pequenas, mas que somadas podem significar um benefício grande para o motorista".

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