Bolsonaro promete CPI na Petrobras, mesmo com perda bilionária
Presidente falou a apoiadores durante culto em Manaus neste sábado
As ações da Petrobras devem voltar a cair nesta 2ª feira (20.jun) após a apresentação de um pedido oficial de CPI na Câmara dos Deputados. A afirmação é do presidente da República, Jair Bolsonaro, que esteve em um evento religioso em Manaus neste sábado (18.jun).
+ Leia as últimas notícias de Brasil no portal SBT News
Bolsonaro ainda estimou que a estatal pode perder mais R$ 30 bilhões, fazendo referência as perdas com investidores no mercado financeiro, que ocorreram nesta 6ª feira (17.jun) depois do anúncio de reajustes nos preços do diesel (14,26%) e da gasolina (5,18%).
"Na última 6ª feira, infelizmente, com o anúncio do aumento dos combustíveis? a Petrobras perdeu no seu valor (de mercado) R$ 30 bilhões. Acredito que na segunda-feira, com a CPI, vai perder outros 30", disse aos fiéis.
"Conversei ontem com o líder do governo e com o presidente da Câmara para a gente abrir uma CPI na segunda-feira. Vamos para dentro da Petrobras. É inadmissível, com uma crise mundial, a Petrobras se gabar dos lucros que tem".
O alto preço dos combustíveis se tornou um grande problema para a campanha à reeleição de Bolsonaro, segundo analistas políticos. Já analistas de mercado dizem que a interferência deve surtir pouco efeito nos valores e que a Petrobras nem estaria acompanhando, realmente, a paridade internacional de preços. Os reajustes seriam necessários para que postos de combustíveis se interessem pelo produto do exterior e equilibre o estoque nacional.