Publicidade
Economia

Economistas veem inflação menor no fim de 2022, divulga BC

Estimativa está melhor que a do próprio Banco Central, desatualizada há mais de um mês devido à greve

Imagem da noticia Economistas veem inflação menor no fim de 2022, divulga BC
Banco Central
• Atualizado em
Publicidade

O Banco Central (BC) consultou economistas para gerar dados de projeção sobre inflação e Selic (taxa básica de juros), uma prévia do boletim Focus. Até o fim do ano, o índice de variação dos preços deve ficar em 8,89% e a taxa básica de juros em 13,25%. No ano que vem, queda nos dois. Inflação com 4,39% e Selic com 9,75%.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (06.jun) em nota simplificada à imprensa. Os dados estão um pouco abaixo da estimativa do próprio BC, que divulga a inflação com previsão de 9,0% ainda para 2022 e 4,5% em 2023. No caso da Selic, as contas ficam em torno de 13,25% para o fim do ano e 10,13%. no ano que vem.

Atualmente, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) teve uma desaceleração em maio, com elevação de 0,59% sobre o mês anterior. Ainda assim, foi o maior resultado para o mês em seis anos, com o acumulado de 12 meses acima de 12% e no maior nível em 18 anos e meio. A taxa básica de juros está em 12,75%.

Os especialistas consultados também estimaram o Produto Interno Bruto (PIB) anual em 1,20%. Para o próximo ano, a taxa seria menor, a 0,76%. Na mediana dos últimos cinco dias as expectativas do Banco Central são de expansão de 1,50% e 0,47% respectivamente. Lembrando que o PIB brasileiro cresceu 1,0% no segundo trimestre em relação aos três meses anteriores.

Apesar da právia, o boletim Focus, que traz as previsões oficiais do BC, não é publicado desde 2 de maio, quando os servidores públicos da instituição entraram em greve.

Leia mais

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade