Educação financeira ganha destaque em caravana de empreendedorismo
Iniciativa do Ministério da Economia, Brasil Pra Elas teve Campo Grande como primeiro destino
SBT News
O Ministério da Economia deu início à Caravana do Brasil Pra Elas, conjunto de eventos com o objetivo de apoiar mulheres com baixo poder econômico a darem o passo inicial em direção à independência financeira, por meio do empreendedorismo. O primeiro destino visitado foi a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, no último sábado (21.mai).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Em entrevista ao SBT News, a Secretária Especial de Competitividade e Produtividade da pasta, Daniella Marques, destacou que a adesão feminina chamou a atenção em um conteúdo voltado à educação financeira. Apesar da caravana oferecer cerca de 100 cursos técnicos e profissionalizantes de áreas consideradas mais populares -- como práticas em culinária, construção civil e estética --, foram as noções econômicas oferecidas durante o evento que geraram maior engajamento do público. Veja a entrevista:
"Estive presencialmente em Campo Grande e o que me chamou a atenção foi o interesse na capacitação financeira. Então, o curso mais procurado e tinha fila de quarteirão, com mulheres amamentando, era o curso de capacitação financeira. Administrar a renda da família é tão importante quanto administrar um negócio", diz a secretaria.
O público-alvo das caravanas são mulheres que não têm ocupação e que possuem geração de renda autônoma, de todas as regiões, com prioridade para o Norte e Nordeste, além de beneficiárias do Auxílio Brasil. Atualmente, 29 milhões de mulheres dependem do programa,representando dois terços dos beneficiários.
"A gente tem tido um olhar de inclusão produtiva. A pessoa quer, mas não está preparada ou não tem o dinheiro para se preparar. A ideia de ter os cursos gratuitos é justamente dar esse impulso inicial, porque a gente quer dar assistência não só através do Auxílio Brasil, mas que cada família tenha cada vez mais renda e que as mulheres virem empreendedoras", completou a secretária.
Os cursos são oferecidos pela caravana, por meio de parceria com o Sistema S, de Serviço Nacional de Aprendizagem, nas áreas de comércio (Senac), indústria (Senai) e empresarial (Sebrae). Instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste também fazem parte da iniciativa, por meio de orientações que podem levar as empreendedoras a ter acesso a crédito para abertura da primeira empresa.
"Soltamos uma Medida Provisória criando o crédito empreendedor. Então, nos próximos 40 dias serão quase R$ 90 bilhões disponíveis em crédito pra micro e pequenas empresas e agora também pra MEI [Microempreendedor individual]. Todas as pessoas com dificuldade pra acessar crédito com condições acessíveis nos bancos, o governo está colocando a garantia pra que esses empréstimos sejam acessíveis. E a gente está, dentro do escopo da caravana, fazendo os pré-cadastros", destacou Daniella.
As próximas passagens da Caravana do Brasil Pra Elas serão por Palmas (27.mai), Salvador (30.mai) e Macapá (11.jun). A previsão é de que a iniciativa chegue a todos os estados brasileiros até o fim de 2022. Informações e central de dúvidas estão no portal gov.br/brasilpraelas.