Publicidade
Economia

Educação financeira ganha destaque em caravana de empreendedorismo

Iniciativa do Ministério da Economia, Brasil Pra Elas teve Campo Grande como primeiro destino

Imagem da noticia Educação financeira ganha destaque em caravana de empreendedorismo
Fachada do Ministério da Economia
• Atualizado em
Publicidade

O Ministério da Economia deu início à Caravana do Brasil Pra Elas, conjunto de eventos com o objetivo de apoiar mulheres com baixo poder econômico a darem o passo inicial em direção à independência financeira, por meio do empreendedorismo. O primeiro destino visitado foi a capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, no último sábado (21.mai).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Em entrevista ao SBT News, a Secretária Especial de Competitividade e Produtividade da pasta, Daniella Marques, destacou que a adesão feminina chamou a atenção em um conteúdo voltado à educação financeira. Apesar da caravana oferecer cerca de 100 cursos técnicos e profissionalizantes de áreas consideradas mais populares -- como práticas em culinária, construção civil e estética --, foram as noções econômicas oferecidas durante o evento que geraram maior engajamento do público. Veja a entrevista:

"Estive presencialmente em Campo Grande e o que me chamou a atenção foi o interesse na capacitação financeira. Então, o curso mais procurado e tinha fila de quarteirão, com mulheres amamentando, era o curso de capacitação financeira. Administrar a renda da família é tão importante quanto administrar um negócio", diz a secretaria.

O público-alvo das caravanas são mulheres que não têm ocupação e que possuem geração de renda autônoma, de todas as regiões, com prioridade para o Norte e Nordeste, além de beneficiárias do Auxílio Brasil. Atualmente, 29 milhões de mulheres dependem do programa,representando dois terços dos beneficiários.

"A gente tem tido um olhar de inclusão produtiva. A pessoa quer, mas não está preparada ou não tem o dinheiro para se preparar. A ideia de ter os cursos gratuitos é justamente dar esse impulso inicial, porque a gente quer dar assistência não só através do Auxílio Brasil, mas que cada família tenha cada vez mais renda e que as mulheres virem empreendedoras", completou a secretária.

Os cursos são oferecidos pela caravana, por meio de parceria com o Sistema S, de Serviço Nacional de Aprendizagem, nas áreas de comércio (Senac), indústria (Senai) e empresarial (Sebrae). Instituições financeiras públicas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste também fazem parte da iniciativa, por meio de orientações que podem levar as empreendedoras a ter acesso a crédito para abertura da primeira empresa. 

"Soltamos uma Medida Provisória criando o crédito empreendedor. Então, nos próximos 40 dias serão quase R$ 90 bilhões disponíveis em crédito pra micro e pequenas empresas e agora também pra MEI [Microempreendedor individual]. Todas as pessoas com dificuldade pra acessar crédito com condições acessíveis nos bancos, o governo está colocando a garantia pra que esses empréstimos sejam acessíveis. E a gente está, dentro do escopo da caravana, fazendo os pré-cadastros", destacou Daniella.

As próximas passagens da Caravana do Brasil Pra Elas serão por Palmas (27.mai), Salvador (30.mai) e Macapá (11.jun). A previsão é de que a iniciativa chegue a todos os estados brasileiros até o fim de 2022. Informações e central de dúvidas estão no portal gov.br/brasilpraelas.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade