Publicidade
Economia

Preço médio de alimentos para animais aumentou 15% em 2021, diz IBGE

Economistas explicam que custo de produção das rações tem pesado no valor final

Imagem da noticia Preço médio de alimentos para animais aumentou 15% em 2021, diz IBGE
alimentos
• Atualizado em
Publicidade

Quem tem um bichinho de estimação já deve ter percebido: o preço médio de alimentos para animais aumentou 15,46% entre janeiro e setembro deste ano, bem acima da alta de gastos com a alimentação humana (6,53%), de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

A fisioterapeuta Giovanna Marinho não abre mão de uma boa alimentação para o Koda, de 2 anos. O Poodle come um 1 kg de ração por mês, mas a tutora tem comprado a mais para driblar o custo alto. "Eu já compro de 2 kg a 3 kg", afirma. Ainda segundo ela, "tem locais que eles fazem esse essa promoção assim de juntar mais de 1 kg com um preço mais acessível".

Vários fatores têm contribuído para o aumento. Segundo economistas, o hábito cada vez mais comum de ter um bichinho de estimação elevou a demanda por produtos e serviços do setor, o que naturalmente leva a reajustes de preço. O custo de produção das rações também tem pesado bastante.

De acordo com André Braz, do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV), "as rações elas são fabricadas a partir de soja e também de carnes, principalmente carne bovina, carne suína, então todos esses ingredientes, esses insumos usados pra fabricação das rações ficaram muito mais caros nos últimos meses". Ele acrescenta que, se a ração é importada, "sofre com a desvalorização do real frente ao dólar".

Shirley Castilho tem uma abrigo para gatos; 150, que consomem 15 kg de ração por dia. Ela está desesperada: "eles faziam três refeições, agora só duas e talvez façam só uma porque a gente não tá dando conta". Alessandra Carvalho, dona de um pet shop, diz que tem feito promoções para ajudar os clientes e afirma que é possível substituir por uma alimentação natural - com orientação do veterinário: "na ração você tem todos os nutrientes e sais minerais que o animal necessita. Alimentação natural ela tem que substituir isso. Só que ela não vai ter o conservante que as rações têm".

Veja também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade