Publicidade
Economia

Serviços avançam 0,5% em agosto e registram 5º mês seguido de alta

Atividade é impulsionada pela vacinação e aumento da mobilidade das pessoas, diz IBGE

Imagem da noticia Serviços avançam 0,5% em agosto e registram 5º mês seguido de alta
restaurante com garçon e clientes de máscara
• Atualizado em
Publicidade

O volume de serviços subiu 0,5% frente a julho em agosto e registrou o 5º mês seguido de alta. A informação foi divulgada nesta 5ª feira (14.out) pelo Instituto Brasileiro de Estatística e Geografia (IBGE).

No acumulado do ano até agosto, o volume de serviços avançou 11,5% frente a igual período de 2020. Já o acumulado nos últimos 12 meses (5,1%) manteve a trajetória ascendente iniciada em fevereiro de 2021 (-8,6%) e alcançou a taxa mais alta da série histórica, iniciada em dezembro de 2012.

Pesquisadores do IBGE avaliam que o setor tem sido impulsionado nos últimos meses pelo avanço da vacinação contra covid-19 no país, que permitiu maior mobilidade das pessoas.

Todas as cinco atividades mostraram resultados positivos neste mês: serviços prestados às famílias (4,9%), outros serviços (1,2%), informação e comunicação (1,1%), transportes (0,8%) e profissionais, administrativos e complementares (0,6%).

Segundo o levantamento do IBGE, em agosto de 2021, o índice de atividades turísticas subiu 4,6% frente a julho, quarta taxa positiva consecutiva, período em que acumulou um ganho de 49,1%. Contudo, o segmento de turismo ainda se está 20,8% abaixo do patamar de fevereiro de 2020.

Oito dos 12 locais pesquisados acompanharam a expansão da atividade turística nacional. A maior contribuição positiva foi de São Paulo (4,9%), seguido por Minas Gerais (4,7%), Goiás (8,8%) e Paraná (5,4%). Já o Rio de Janeiro (-1,1%) teve o resultado negativo mais intenso.

Veja reportagem do SBT Brasil:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade