Publicidade
Economia

Paulo Guedes diz que Brasil está no "pior momento" da inflação

Segundo o ministro, país deve fechar o ano entre 7,5% e 8%

Imagem da noticia Paulo Guedes diz que Brasil está no "pior momento" da inflação
Paulo Guedes
• Atualizado em
Publicidade

Nesta 6ª feira (10.set), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o Brasil vive seu "pior momento" em relação à inflação. Segundo ele, o país deve terminar o ano entre 7,5% e 8%. A inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,87% em agosto, a maior variação para o mês em 21 anos, mostram dados divulgados na manhã de 5ª feira (9.set) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Inflação é uma questão chave", disse o ministro em evento virtual do Credit Suisse. "Quando falamos em inflação, acho que estamos no pior momento. Ela vai reduzir lentamente e vamos fechar o ano entre 7,5% e 8%, porque ainda temos alguns avanços para fazer e reduzir impostos e itens importados", declarou. 

De acordo com o ministro, sua equipe econômica conterá o aumento dos preços, uma vez que, segundo ele, há "gatilhos fiscais em todos os entes federativos". Além disso, Guedes citou a independência aprovada do Banco Central, com o objetivo de controlar a "inflação transitória".

"Nossa expectativa é que em dezembro do ano que vem nós teremos inflação de 4%, que é o topo da curva", disse. "[...] Deixaremos a dívida em 77% ou 78% do PIB. Estamos muito comprometidos com o fiscal e vamos lutar até o último momento", acrescentou.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade