26% dos brasileiros que pretendem ir às compras no Natal estão endividados
Pesquisa aponta que 9% dos consumidores deixarão de pagar alguma conta para realizar as festas de Natal, enquanto 7% não quitarão contas para comemorar o Réveillon
SBT Jornalismo
Um estudo divulgado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), nesta terça-feira (15) aponta que 26% dos brasileiros que possuem a intenção de presentear no Natal, têm contas em atraso.
O atraso também é reflexo do Natal de 2019. 11% afirmaram que as compras feitas no ano passado fizeram com que ficassem com o nome sujo. Aqueles que ficaram negativados representam 6%, e outros 5% limparam o nome. O valor médio da dívida é de R$ 550.
"Fazer uma lista prévia do que se deseja e pesquisar preços são as atitudes mais indicadas para não extrapolar as finanças", recomenda José César da Costa. presidente da CNDL.
+ "Amigo Secreto" deve movimentar R$ 5,6 bilhões
As classes C e D pretendem gastar mais do que podem, aponta o levantamento. Enquanto a média geral é de 23%, neste escopo, o percentual chega a 27%.
A euforia com as compras é tamanha que 9% declararam que vão ignorar compromissos financeiros já assumidos para adquirir presentes. Outros 9% dizem que vão deixar de pagar contas para realizar festejos, e 7% farão o mesmo, mas para o Ano Novo.
Entre as contas que deixarão de ser pagas, estão TV por assinatura (24%), cartão de crédito (19%) e contas de água/luz (19%).
O levantamento ouviu 1.574 pessoas maiores de 18 anos em 27 capitais do país. A margem de erro é de 3,1 a 4 pontos percentuais, com confiança de 95%. A pesquisa foi realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offer Wise.