Saque-aniversário poderá ser utilizado como garantia de financiamento
A partir desta sexta-feira (26), a modalidade de saque do FGTS já pode ser usada como garantia para pedir empréstimos
O saque-aniversário, modalidade em que se pode tirar uma parcela do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no mês do aniversário do contribuinte, agora vai poder ser utilizado como pagamento ou garantia para o pedido de financiamento. A partir desta sexta-feira (26), os bancos já estão adotando o esquema.
Assim, o saldo total do saque-aniversário poderá ser dado em garantia, para que dessa forma o solicitante consiga o maior financiamento possível. A taxa de juros terá uso do teto do consignado no serviço público.
A retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do FGTS pode acontecer todo ano, no mês de aniversário, em troca de não receber parte do que tem direito em caso de demissão sem justa causa. O dinheiro poderá ser retirado até dois meses depois do mês de aniversário. O valor a ser recebido depende do saldo da conta de cada um, sendo que quanto maior o saldo, menor a porcentagem a ser recebida. As demais possibilidades de saque do FGTS, como aposentadoria e doenças graves, não mudam por conta do saque-aniversário.