Lilia Schwarcz é nova integrante da Academia Brasileira de Letras
Antropóloga e historiadora tem mais de 30 livros publicados e ocupará a cadeira 9 da organização
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, Lilia Moritz Schwarcz é eleita para a Academia Brasileira de Letras. Com o reconhecimento, a antropóloga e historiadora se torna a 11ª mulher a integrar a organização desde sua fundação, em 1897. Ela ocupa a cadeira 9 e sucede o diplomata e também historiador Alberto da Costa e Silva, um dos maiores estudiosos do continente africano.
+Montado em mula e com dor de barriga: como D. Pedro declarou a Independência
Foram 24 votos a favor da integração de Lilia à ABL, contra 12 para o escritor e diplomata Edgard Telles Ribeiro. Houve duas abstenções. Também disputavam a vaga Chirles Oliveira Santos, Ney Suassuna, Antônio Hélio da Silva, J. M. Monteirás e Martinho Ramalho de Melo.
+Diplomata Alberto da Costa e Silva, membro da ABL, morre aos 92 anos
Quem é Lilia Schwarcz
A autora nasceu em São Paulo, em 1957. Acumula mais de 30 livros publicados, entre eles, "As barbas do imperador: D. Pedro II, um monarca nos trópicos, vencedor do prêmio Jabuti de Livro do Ano, em 1999. Dirigiu a coleção História do Brasil Nação pela Objetiva/Fundação Mapfre, que teve três dos seis volumes indicados para o Jabuti. O livro "Lima Barreto - Triste visionário", faturou o Prêmio APCA 2017 de melhor biografia ao investigar as origens, trajetória e destino do escritor carioca sob a ótica racial no Rio de Janeiro de 1922.
Ela estudou História na Universidade de São Paulo (USP), em 1980 e tornou-se mestre em Antropologia Social pela Universidade de Campinas (Unicamp), em 1986. Concluiu o doutorado também em Antropologia Social pela USP, em 1993, e passou a dar aulas na mesma universidade como professora titular do Departamento de Antropologia, em 2005.
Atualmente, é professora titular do Departamento de Antropologia da USP e professora visitante na Universidade de Princeton (EUA), além de atuar como curadora adjunta do Museu de Arte de São Paulo (Masp)
Em seus estudos, Lilia Schwarcz dedica-se à antropologia das populações afro-brasileiras, antropologia visual, história da antropologia e história do Império brasileiro.