Superbloco na Câmara é oficializado: deputado Felipe Carreras é o líder
Parlamentares governistas vão conduzir os trabalhos nos primeiros meses; grupo reúne 9 partidos
Lis Cappi
O superbloco formado por nove partidos na Câmara dos Deputados foi oficializado nesta 4ª feira (12.abr). Após ler um manifesto, o líder do PSB na Câmara, deputado Felipe Carreras (PE), foi confirmado também como líder do Superbloco. De acordo com os parlamentares, a condução será alternada a cada dois meses. O segundo a comandar o grupo será o líder do PDT, André Figueiredo (CE).
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Tanto Carreras quanto Figueiredo são de partidos alinhados ao governo. O que pode sinalizar um fôlego para Lula no avanço das propostas econômicas na Casa. O grupo é formado por 173 deputados de nove siglas: União Brasil, PP, PDT, PSB, PSDB-Cidadania, Avante, Patriota e Solidariedade.
A reunião de diferentes partidos foi defendida por Figueiredo durante a apresentação da proposta. O deputado disse que um "bloco que não necessariamente tem opiniões semelhantes é corriqueiro no Senado", e que a ação também pode ser levada à Câmara.
O líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA), fez promessas do grupo em relação aos projetos na área econômica do governo, e disse que a condução será "firme".
Novo bloco
O novo bloco foi anunciado doze dias após a formação do até então maior grupo da Câmara. A união entre MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC, oficializada no fim de março, reuniu 142 congressistas.