PEC controversa, de benefícios às vésperas da eleição, avança na Câmara
Proposta será debatida com líderes em reunião nesta 3ª e relator quer votar texto na comissão na 4ª
SBT News
A PEC dos Benefícios, que concede auxílio como o voucher caminhoneiro e amplia outros como o vale-gás, foi anexada à PEC dos Biocombustíveis e, com isso, terá a tramitação acelerada na Câmara. O relator do texto, deputado Danilo Forte (União-CE), destacou que o relatório sobre a proposta poderá ser votado na próxima 4ª feira (6.jul) na Comissão Especial.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Ao fazer com que as duas propostas tramitem de forma conjunta, fica garantido que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Benefícios não terá que ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir para a Comissão Especial. O texto já será analisado diretamente pela segunda comissão, que precisa ser formada sempre que uma PEC é apresentada no Congresso.
Reunião com líderes partidários
Lira vai se encontrar ainda nesta 2ª feira (4.jul) com o relator para acertar os detalhes do texto e, nesta 3ª feira (5.jul), terá uma reunião com os líderes partidários da Câmara. O principal tema será a PEC dos Benefícios.
O parlamentar já é relator da PEC dos Biocombustíveis, que busca manter a competitividade do etanol, e foi o autor do projeto de lei que determinou um teto de 17% para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica, telecomunicações e transporte coletivo.
A PEC que amplia benefícios sociais foi aprovada na 5ª feira (30.jun) no Senado com amplo apoio dos senadores.
No primeiro turno da votação, foram 72 votos favoráveis e 1 contrário. No segundo, o placar foi de 67 a 1. O único senador a votar contra foi José Serra (PSDB-SP). Na visão dele, as medidas ferem a credibilidade fiscal do país.