Oposição pedirá investigação sobre suposto pedido de Bolsonaro a Biden
Randolfe Rodrigues (Rede-AP) disse que comportamento do presidente é de "alta traição"
Bruna Yamaguti
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou, nesta 2ª feira (13.jun), que a oposição pedirá investigação do presidente Jair Bolsonaro (PL) por seu suposto pedido de ajuda ao líder norte-americano Joe Biden para se reeleger.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Vamos buscar os mecanismos que se tem para investigação, ou apresentar, o que eu sei que é lugar comum e pouco eficaz, ao procurador-geral da República, que é o caminho que a Constituição nos indica. Ou, ainda, é uma hipótese que não descartamos, ofertar notícia-crime ao Supremo Tribunal Federal para investigação", disse.
Randolfe é líder da oposição no Senado e um dos principais nomes do bloco contrário a Bolsonaro na Casa. Em entrevista ao programa Perspectivas, do SBT News, o senador afirmou que a atitude do chefe do Executivo configura "crime de alta traição".
"A atitude de Jair Bolsonaro equipara-se ao Brasil estar em guerra contra uma nação estrangeira e ele procurar essa nação que está atacando o território nacional para pedir ajuda contra o general que está na alçada dos nossos compatriotas", destacou o senador.
Bolsonaro teria pedido ajuda ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para se reeleger nas eleições de outubro, conforme divulgou a agência de notícias Bloomberg. O apelo teria ocorrido durante uma reunião privada entre os chefes de Estado na Cúpulas das Américas. Nesta 2ª feira (13.jun), o chefe do Executivo brasileiro negou ter feito o pedido.
"Pedir ao chefe de estado de governo de uma nação estrangeira para interferir no processo eleitoral de seu país é crime de alta traição. [...] Se tem um tipo de comportamento que conspira contra os valores do patriotismo, é esse. E só revela também um pouco do desespero da parte de Jair Bolsonaro diante da iminência da derrota", disse Randolfe.