Pesquisa revela que 60% dos brasileiros têm medo de perder emprego para a inteligência artifical
Segundo o estudo, 25% dos brasileiros já usam inteligência artificial no trabalho


Leonardo Almeida
O uso de inteligência artificial no mercado de trabalho brasileiro tem avançado. É o que revela o relatório Workmonitor 2026. Atualmente 25% dos trabalhadores já utilizam ferramentas de inteligência artificial na rotina de trabalho. Porém, 60% dos profissionais têm medo de perder o emprego para essa tecnologia, principalmente nas áreas financeira, administrativa e operacional.
Apesar do receio com a nova tecnologia, 87% dos trabalhadores têm interesse em aprender a trabalhar com inteligência artificial. O estudo ainda revela que há uma diferença geracional entre as pessoas que recebem treinamento sobre ferramentas de IA no trabalho. Enquanto metade dos profissionais da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012) são treinados, apenas 20 dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964) têm a mesma oportunidade.
Outro dado revelado pelo relatório é que existe uma diferença de gênero ao acessar ferramentas de inteligência artificial no trabalho, 29% dos profissionais qualificados são mulheres e 71% homens.
O estudo projeta que na próxima década, a inteligência artificial deve criar 7,1 milhões de novos empregos no Brasil, focados em inovação e dados. E cerca de 9% dos postos de trabalho serão automatizados até 2034.









