Política

Lula cita rede social que Trump não costuma usar para criticar presidente dos EUA

Presidente brasileiro disse que Trump ‘quer governar o mundo pelo Twitter’, mas líder norte-americano utiliza com mais frequência a Truth Social

Imagem da noticia Lula cita rede social que Trump não costuma usar para criticar presidente dos EUA
Donald Trump (à esquerda) e Lula (à direita) durante encontro em outubro de 2025 | Daniel Torok/Official White House Photo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) citou uma rede social que Donald Trump usa com pouca frequência ao criticar o presidente dos Estados Unidos nesta terça-feira (20). Ao comentar a atuação de Trump nas plataformas digitais, Lula afirmou que o líder norte-americano tenta “governar o mundo pelo Twitter”, nome antigo da rede social hoje chamada X.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover
“Já perceberam que o Trump quer governar o mundo pelo Twitter? Fantástico. Todo dia fala uma coisa e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. Você acha que é possível, gente? É possível tratar o povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês? Se eu achar que vocês são objetos e não um ser humano?”, disse Lula.

Trump, no entanto, utiliza com mais frequência a Truth Social, rede social lançada em 2022 pela empresa do líder norte-americano Trump Media & Technology Group.

É por meio dessa plataforma que o presidente dos EUA costuma anunciar medidas de governo, como a aplicação de tarifas comerciais e a captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro, além de comentar temas internacionais e divulgar suas opiniões pessoais.

Trump criou a Truth Social após ter sido banido do então Twitter em 8 de janeiro de 2021. A medida foi tomada dois dias depois da invasão do Capitólio por apoiadores do republicano, durante a sessão que certificaria a vitória de Joe Biden à Presidência dos Estados Unidos. A plataforma justificou a suspensão da conta citando “risco de mais incitação à violência”.

A conta de Trump foi reativada no X em novembro de 2022, depois que Elon Musk comprou a rede social.

Ainda assim, o presidente norte-americano só voltou a publicar na plataforma em agosto de 2023, quando divulgou uma foto de seu mug shot — imagem registrada pela polícia no momento do fichamento. O registro foi feito em Fulton, no estado da Geórgia, após Trump ser indiciado por tentativa de fraude nas eleições presidenciais de 2020.

Desde então, as postagens do republicano no X passaram a ser esporádicas e muito menos frequentes do que na Truth Social.

A última publicação de Trump na plataforma até a publicação desta reportagem ocorreu em 24 de dezembro de 2025, quando desejou Feliz Natal a todos, incluindo, segundo ele, “a escória da esquerda radical, que está fazendo tudo o que é possível para destruir o nosso país, mas está fracassando miseravelmente”.

Últimas Notícias