Lula critica Trump e diz que norte-americano quer 'governar o mundo pelo Twitter'
Presidente brasileiro participou da inauguração de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no complexo Junção, no Rio Grande do Sul

Gabriela Vieira
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (20) que Donald Trump quer governar o mundo pelo X (ex-Twitter). Em evento no Rio Grande do Sul, o mandatário criticou o presidente norte-americano, após um período de trégua entre os líderes.
"Já perceberam que o Trump quer governar o mundo pelo Twitter? Fantástico, todo dia fala uma coisa. E você acha que é possível a gente tratar o povo com respeito se não olhar no rosto? Achar que é objeto e não um ser humano?" afirmou Lula.
Trump se manifesta normalmente por meio do Truth Social, a rede social criada por ele.
A declaração de Lula foi durante inauguração de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no complexo Junção, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Segundo o governo, as moradias devem abarcar cerca de 5 mil pessoas.
Recentemente, Lula recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar um "conselho de paz" que vai discutir a reconstrução da Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo SBT News.
No entanto, até o momento, o mandatário brasileiro ainda não decidiu sobre o convite de Trump. Ele quer entender melhor a iniciativa e ter mais elementos para tomar uma decisão.
O convite é mais uma iniciativa que reforça a retomada da relação diplomática entre EUA e Brasil, que ficou abalada após a imposição do "tarifaço" sobre uma série de produtos brasileiros, anunciada em julho de 2025.
Apesar dos líderes terem criado um espaço de conversa e negociações, os últimos acontecimentos na Venezuela, que acabaram na captura do ditador Nicolás Maduro, também fizeram com que Lula criticasse a atuação de Trump no país sul-americano.









