Lula recebe convite de Trump para integrar conselho de paz para Gaza
Presidente quer ter mais elementos para tomar uma decisão e só o fará na semana que vem, segundo fontes ouvidas pelo SBT News

SBT News
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu um convite do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para integrar um "conselho de paz" que vai discutir a reconstrução da Faixa de Gaza. A informação foi confirmada pelo SBT News.
O objetivo do conselho, segundo Trump, é supervisionar a administração de Gaza temporariamente e auxiliar na reconstrução do enclave, que ficou devastada após dois anos de ataques militares de Israel. A iniciativa faz parte do pacote de medidas previstas no plano dos EUA para encerrar o conflito no território, que entrou em vigor em outubro.
De acordo com pessoas próximas a Lula, ouvidas pelo SBT News, o presidente só decidirá a partir da semana que vem se aceita ou não o convite de Trump. Ele quer entender melhor a iniciativa e ter mais elementos para tomar uma decisão. O convite de Trump, também feito a outros líderes globais, chegou na última sexta-feira (16) à Embaixada do Brasil em Washington.
Pelas redes sociais, o presidente de Argentina, Javier Milei, afirmou que também foi convidado para integrar o conselho. Outros políticos conhecidos como o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o ex-primeiro-ministro da Inglaterra, Tony Blair, também devem compor o colegiado.
O convite é mais uma iniciativa que reforça a retomada da relação diplomática entre EUA e Brasil, que ficou abalada após a imposição do "tarifaço" sobre uma série de produtos brasileiros, anunciada em julho. Em novembro, o governo brasileiro conseguiu derrubar as tarifas extras para itens como café e carne após várias semanas de diálogo.








