Publicidade
Congresso

Auxílio: relator negocia pagamento de precatórios do Fundef por forma de abono

Senador Fernando Bezerra quer ampliar apoio ao texto para aprovar medida ainda na semana que vem

Imagem da noticia Auxílio: relator negocia pagamento de precatórios do Fundef por forma de abono
Fernando Bezerra
• Atualizado em
Publicidade

O líder do governo e relator da PEC dos Precatórios no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), afirmou nesta 3ª feira (23.nov), ao SBT News, que negocia com o governo que o pagamento dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) seja feito por forma de abono, para evitar que se transforme em despesa permanente nos estados e municípios.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Bezerra se reunirá com a equipe econômica para tratar de outras alterações no texto, feitas a pedido de parlamentares para apoiar o projeto, informou o senador, que precisa fechar acordo para ampliar a margem de vantagem do Executivo na votação da PEC. "Essas seis inovações do texto estão sendo submetidas aos líderes que sugeriram propostas alternativas", disse o relator. 

A expectativa de Bezerra é que possa ler o parecer na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado na 4ª feira (24.nov). Ele conta com um pedido de vista coletiva de 24 horas para que o texto possa ser analisado na 5ª feira (25.nov) e levado ao plenário na próxima 3ª feira (30.nov). O governo tem pressa para aprovar a PEC para viabilizar o pagamento das parcelas de R$ 400 do Auxílio Brasil.

Mudanças na proposta

Quatro alterações na matéria têm ganhado força entre os líderes partidários: a permanência do benefício de R$ 400 e não apenas até dezembro de 2022, como queria o Palácio do Planalto; destino dos recursos liberados para o programa assistencial e despesas obrigatórias; a criação de uma auditoria de fiscalização e uma medida para dar previsibilidade do pagamento das dívidas da União reconhecidas pela Justiça a estados e municípios. 

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade