Após desacatar senadores, deputado é expulso da CPI
Reinhold Stephanes Júnior (PSD-PR) deixou o local acompanhado da Polícia Legislativa
O vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), determinou nesta 4ª feira (4.ago) que a Polícia Legislativa expulsasse o deputado Reinhold Stephanes Júnior (PSD-PR) do plenário após o congressista desacatar senadores do colegiado. A comissão irá comunicar o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e avalia acionar o Conselho de Ética da Casa.
"A CPI não admitirá tentativa de tumultuar o trabalho desta comissão ou atos de provocação e intimidação aos membros dessa comissão. Neste sentido, nós comunicaremos Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, o ocorrido desta manhã por parte do deputado. Reitero que é assegurado pelo regimento comum da Casa o livre acesso de qualquer parlamentar a essa comissão. O que não é aceitável é o desrespeito", disse Rodrigues.
"Determino a secretaria que faça a comunicação [a Arthur Lira] e, se possível e se necessário, ao Conselho de Ética da Câmara", completou. Integrante da base aliada do governo na Câmara, o deputado Reinhold foi à CPI, gravou um vídeo contra o colegiado e agrediu verbalmente alguns senadores.
Questionado pelo vice-presidente, respondeu: "Estou aqui, qual o problema?". Rodrigues então disse: "O problema é que Vossa Excelência praticou um ato de desacato a essa comissão". "Continua o modus operandi do governo", afirmou.