Publicidade
Congresso

Nome de Alcolumbre ganha força pra assumir Itamaraty

Parlamentares querem saída do ministro Ernesto Araújo até 22 de abril 

Imagem da noticia Nome de Alcolumbre ganha força pra assumir Itamaraty
Davi Alcolumbre
• Atualizado em
Publicidade
O ex-presidente do Senado Davi Alcolumbre (DEM-AP), a quem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) prometeu um cargo na Esplanada no fim do ano passado, pode assumir o Itamaraty no lugar de Ernesto Araújo. Além de Alcolumbre, os nomes de outros três senadores estão sendo especulados, entre eles, Nelsinho Trad (PSD-MS) e Antônio Anastasia (PSD-MG).

Diplomatas também são cogitados para a troca no Itamaraty. Mas, diante da resistência de Bolsonaro, Alcolumbre é quem tem a confiança do presidente. Na última semana, Bolsonaro bancou o nome do chanceler mesmo depois de conversas duras com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). 

No Congresso, parlamentares prometem aumentar na próxima semana a "bateria de críticas" contra Araújo. "Ele está tentando bancar realmente o Ernesto, mas a narrativa não cola pra dentro do Congresso, porque nós temos recebido informação. Então por mais que o governo queira dizer que está satisfeito com a lealdade do chanceler, agora nós não precisamos de lealdade, nós estamos buscando ciência e o Ernesto tem atrapalhado" afirmou um deputado que pediu anonimato.

"O governo vai ter que entregar a cabeça dele de bandeja pra livrar esse tripé: comercial/sanitária/ambiental", destacou outro parlamentar. Senadores relataram à reportagem que a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, são as duas pessoas de dentro do Executivo que sabem que a situação no Itamaraty é insustentável.

Ambos já alertaram Bolsonaro sobre as dificuldades que o Brasil enfrenta diante da falta de diálogo, principalmente, com a China e EUA. O presidente da Câmara, Arthur Lira, na quinta-feira fez videoconferência com o presidente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, o equivalente ao Congresso brasileiro. A reclamação dos parlamentares é que não adianta ter um ministro que não dialoga com os outros países e que isso acaba sendo feito pelo Legislativo. 
 
Alcolumbre foi o responsável por colocar panos quentes em polêmicas protagonizadas no ano passado por Ernesto Araújo ao mesmo tempo o senador do DEM é um dos parlamentares mais leais ao Planalto. Os congressistas não só ameaçam subir o tom das críticas como já tem uma data para o Itamaraty ter novo ministro.

Os parlamentares defendem que até a cúpula global sobre o clima convocada pelo presidente americano, Joe Biden, para o dia 22 de abril, data em que é celebrado o Dia da Terra, o Brasil já tenha um novo ministro de Relações Exteriores.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade