Publicidade
Congresso

Dia decisivo para Maia: oposição se reúne para discutir eleição

Siglas da esquerda começam o dia com conversas em torno da sucessão da Câmara. Rodrigo Maia ainda não anunciou candidato

Imagem da noticia Dia decisivo para Maia: oposição se reúne para discutir eleição
Rodrigo Maia, à esquerda, de máscara, coloca a mão em frente à boca com olhar pensativo
• Atualizado em
Publicidade
Partidos de oposição começam esta 3ª feira (15.dez) reunidos para discutir a eleição presidencial da Câmara dos Deputados. Com 130 parlamentares, o apoio do grupo é almejado pelo presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e pelo candidato do governo, Arthur Lira (PP-AL).

Maia passou a 2ª feira (14) em reunião com congressistas e dirigentes de partidos. Nas conversas da noite, o deputado fluminense incluiu também líderes de oposição, como do PT, PCdoB e PSB - um aceno claro para incluí-los nas negociações para entrarem no bloco.

A expectativa de aliados era que o anúncio do nome do cabeça de chapa apoiado por Maia fosse dado na noite de ontem, mas o presidente da Câmara ainda negociava unidade em torno do seu candidato.

O nome que estaria mais forte entre os cinco candidatos, segundo interlocutores, é o do presidente do MDB, Baleia Rossi (SP). Além dele, Aguinaldo Ribeiro (PP-AL), também disputa a preferência de Maia. Mas ambos os nomes enfrentam resistência na oposição.

O vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP), se sentiu preterido por Maia e teria decidido se lançar como uma "terceira via" à disputa. Contudo, ainda não anunciou oficialmente sua candidatura e foi procurado por Lira nos últimos dias.

O bloco formado por Maia reúne seis partidos e soma 157 deputados: PSL, DEM, MDB, PSDB, Cidadania e PV. O candidato do governo, por sua vez, já começa a disputa com 170 votos de nove legendas: PP, PL, PSD, Solidariedade, Avante, PSC, PTB, Pros e Patriota.
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade