FALSO: Rayssa Leal não dedicou medalha olímpica a Bolsonaro em entrevista
Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova
FALSO: Post que afirma que a skatista Rayssa Leal teria dedicado sua medalha olímpica ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante entrevista cedida ao canal CazéTV é falso. A atleta não fez nenhuma menção ao político na conversa, disponível no YouTube.
Conteúdo investigado: Uma postagem traz uma foto da atleta Rayssa Leal durante a final de skate street nas Olimpíadas de Paris 2024 ao lado de uma foto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O autor da postagem adicionou a seguinte legenda: “Rayssa Leal em entrevista para a CazéTV: ‘Essa medalha eu dedico ao nosso Capitão Jair Bolsonaro. Eu desejo muito que em 2028 eu ganhe o ouro e que ele volte a ser presidente’”.
Onde foi publicado: X.
Saiba mais:
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conclusão do Comprova: É falso post segundo o qual a skatista Rayssa Leal teria dedicado, durante entrevista ao canal CazéTV, a medalha de bronze que ganhou nas Olimpíadas de Paris ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Como é possível verificar na gravação original, disponível no YouTube, ela não fez nenhuma menção ao político.
Após a conquista da medalha, a atleta, de 16 anos, conversou com a repórter Day Natale e o humorista Diogo Defante, da CazéTV. Entre outros pontos, ela falou sobre o nervosismo que sentiu antes das provas e destacou como o apoio da equipe e da torcida foi crucial para sua conquista. Em nenhum momento Rayssa dedicou a medalha a Bolsonaro ou a qualquer pessoa. Ela tampouco desejou que Bolsonaro volte a ser presidente em 2028, diferentemente do que diz o conteúdo falso. Após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele está inelegível até 2030.
Além de não ter observado questões políticas na entrevista, o Comprova não encontrou declarações de Rayssa relacionadas a Bolsonaro em nenhum outro momento de sua carreira como atleta.
A reportagem tentou contato com o autor do post, que não respondeu até a publicação deste texto. Após Estadão Verifica e Lupa terem publicado investigações sobre a postagem, o perfil publicou uma piada, dizendo-se orgulhoso do post com desinformação.
Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até 30 de julho, a publicação checada pelo Comprova no X tinha 624 mil visualizações.
Fontes que consultamos: Localizamos no YouTube a transmissão em que a entrevista foi realizada e assistimos ao vídeo completo. Também procuramos no Google por declarações da skatista que mencionasse eleições ou o ex-presidente.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: Como informado acima, Estadão Verifica e Lupa verificaram o mesmo conteúdo sobre Rayssa. Post semelhante, mas das Olimpíadas de Tóquio, em 2021, dizendo que a trilha sonora usada pela ginasta Rebeca Andrade seria uma homenagem a Bolsonaro, também foi classificado pelo Comprova como falso.
Investigação e verificação
Folha, Agência Tatu e jornalistas do Programa de Residência no Comprova participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos O Popular, Estadão, Terra, SBT e SBT News.
Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 41 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Na quinta fase, o Comprova verifica conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT e SBT News fazem parte dessa aliança.
Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.