FALSO: Imagem de Trump ao lado de cadeira com nome de Bolsonaro foi criada com IA
Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova
Projeto Comprova
FALSO: Uma imagem que viralizou do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro foi criada por inteligência artificial. A reportagem fez uma busca reversa do conteúdo e encontrou um post com a mesma imagem em que aparece a marca d 'água do Grok, ferramenta de inteligência artificial do X.
Conteúdo investigado: Post mostra uma imagem do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sentado ao lado de uma cadeira vazia com o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro. “Trump posa ao lado de cadeira vazia com o nome de Bolsonaro”, diz texto inserido acima da imagem.
Onde foi publicado: Instagram.
Saiba mais:
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as últimas verificações no SBT News
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News
Conclusão do Comprova: É falsa a foto de Donald Trump ao lado de uma cadeira vazia com o nome de Bolsonaro. O resultado de uma busca reversa da imagem, que permite encontrar outras imagens semelhantes, trouxe outro post em que é possível ver, no canto inferior direito, a marca d´água do Grok, ferramenta de inteligência artificial do X que cria imagens sintéticas a partir de comandos de usuários.
A mão distorcida do presidente recém-eleito e seu rosto mais redondo e jovem são alguns detalhes que evidenciam que a foto não é real, como é possível ver a seguir:
I Imagem usada no post verificado pela reportagem tem indícios de uso de inteligência artificial e edição que podem ser observados a olho nu. Créditos: Reprodução/Instagram e Divulgação/Casa Branca.
I Post publicado dois dias antes da publicação verificada pelo Comprova e encontrado a partir de busca reversa no Google Imagens; a imagem mostra a marca d´água do Grok. Crédito: Reprodução/Instagram.
Mesmo tendo concluído ser uma imagem gerada por IA, o Comprova fez outras buscas e não há nenhum registro nas redes sociais de Trump, de Bolsonaro ou na imprensa de cena semelhante à do post mentiroso.
A publicação sugere que o registro teria sido feito durante a posse do republicano, já que o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (PL), foi impedido de participar após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar devolução do seu passaporte.
A reportagem tentou contatar o autor do post, mas não houve resposta até a publicação deste texto.
Falso, para o Comprova, é o conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.
Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. A publicação teve mais de 8 mil visualizações e 16 mil curtidas até 22 de janeiro.
Fontes que consultamos: Buscas reversas no Google Imagens e pesquisas no Google.
Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.
Outras checagens sobre o tema: A Agência Lupa e a Reuters também concluíram que a imagem é falsa. Ainda sobre Trump, o Comprova já verificou, por exemplo, que perfil de humor engana ao comparar posses de Trump e Lula (PT) usando fotos de outros eventos e que vídeo com dublagem falsa engana ao dizer que Trump enviou mensagem para Bolsonaro.
Investigação e verificação
Folha, Terra e Agência Tatu participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos Estadão, AFP, UOL, Diário do Nordeste, SBT e SBT News.
Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 42 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Na quinta fase, o Comprova verifica conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT e SBT News fazem parte dessa aliança.
Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.