Publicidade

ENGANOSO: Post engana ao afirmar que atentados contra Trump e Bolsonaro foram forjados

Confira a verificação realizada pelos jornalistas integrantes do Projeto Comprova

ENGANOSO: Post engana ao afirmar que atentados contra Trump e Bolsonaro foram forjados
Post engana ao afirmar que atentados contra Trump e Bolsonaro foram forjados | Projeto Comprova
Publicidade

ENGANOSO: Post engana ao afirmar que o atentado a tiros contra Donald Trump em 13 de julho e a facada sofrida por Jair Bolsonaro (PL) em 2018 foram forjados. A publicação, com fotos dos políticos atingidos, usa trecho da novela “O Bem Amado”, da TV Globo, exibida 1973, em que o protagonista, um prefeito, planeja um atentado contra ele mesmo para conquistar apoio. Não há nenhuma evidência de que os atentados contra os ex-presidentes tenham sido armados. No atentado contra Trump, que foi atingido na orelha, outras duas pessoas ficaram feridas e duas morreram (uma era o autor dos disparos). O caso está sendo investigado. Sobre o atentado contra Bolsonaro, há diversas imagens do momento do crime. Ele foi operado em São Paulo e já passou por ao menos quatro cirurgias decorrentes da facada. A Polícia Federal concluiu que Adélio Bispo, autor da facada, agiu sozinho.


Conteúdo investigado: Post com a legenda “O golpe” e fotos do ataque a tiros contra Donald Trump e da facada em Jair Bolsonaro, em 2018. A publicação traz também um vídeo com cenas da novela “O Bem Amado” em que um personagem trama um falso ataque contra ele mesmo para ganhar a opinião pública.

Onde foi publicado: X.

Saiba mais:
>> Acesse o SBT Comprova
>> Acesse as verificações e informações do SBT News De Fato
>> Leia as últimas notícias no portal SBT News

Conclusão do Comprova: O ataque a tiros contra Donald Trump em 13 de julho provocou uma onda de desinformação nas redes sociais, como ocorreu quando Jair Bolsonaro (PL) foi atingido por uma facada durante a campanha eleitoral de 2018. Um dos conteúdos enganosos, com a legenda “O golpe”, usa imagens dos ex-presidentes atingidos e um trecho da novela O Bem Amado, da TV Globo, de 1973, para afirmar que os tiros e a facada foram forjados. Na cena, o personagem Odorico Paraguaçu, prefeito da cidade fictícia Sucupira, planeja um falso ataque contra ele mesmo em busca de apoio dos eleitores.

Não há evidências de que o atentado contra Trump tenha sido forjado. O republicano, que foi presidente dos Estados Unidos entre 2017 e 2021, entrou na disputa novamente e, durante um comício em 13 de julho, em Butler, na Pensilvânia, foi atingido de raspão na orelha (não se sabe se por uma bala ou estilhaços). Ele saiu do palco em que discursava cercado por seguranças e com sangue no rosto. O atentado deixou outras vítimas – duas pessoas morreram (o autor dos disparos entre elas) e outras duas ficaram feridas.

O Departamento Federal de Investigação (FBI) divulgou que o responsável pelos tiros foi Thomas Matthew Crooks, de 20 anos. Ele trabalhava como auxiliar de cozinha e foi morto no local do atentado por um agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos. O FBI conseguiu acesso ao celular do atirador e está em busca de informações sobre o que motivou o crime. Além disso, cerca de 100 pessoas já foram entrevistadas. A investigação continua em andamento.

Já o caso da facada em Bolsonaro, ocorrido há seis anos, foi finalizado no mês passado pela Polícia Federal, que concluiu que Adélio Bispo agiu sozinho. Era 6 de setembro de 2018 e o então candidato à presidência fazia uma caminhada com apoiadores no centro de Juiz de Fora, em Minas Gerais, quando Adélio, então com 40 anos, lhe deu uma facada. Como o Comprova já mostrou, ele tentou fugir após o ataque, mas foi impedido pelas pessoas no local e, posteriormente, levado à PF, que o autuou em flagrante pelo crime.

À época, mesmo com diversas imagens do ataque, captadas de ângulos diferentes, uma das teorias enganosas era a de que Bolsonaro tinha um câncer no estômago e o ataque teria sido simulado, para que ele fosse operado sem que a doença fosse descoberta. O médico Antonio Luiz de Vasconcellos Macedo, responsável pela cirurgia decorrente da facada, realizada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, negou que ele tivesse câncer. Desde então, o ex-presidente já foi operado ao menos quatro vezes para tratar complicações da facada.

O perfil que publicou o conteúdo foi procurado, mas não respondeu até a publicação deste texto.

Enganoso, para o Comprova, é o conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Alcance da publicação: O Comprova investiga os conteúdos suspeitos com maior alcance nas redes sociais. Até 18 de julho, a publicação tinha 209 mil visualizações, mil compartilhamentos e 6 mil curtidas.

Fontes que consultamos: Reportagens sobre os dois casos.

Por que o Comprova investigou essa publicação: O Comprova monitora conteúdos suspeitos publicados em redes sociais e aplicativos de mensagem sobre políticas públicas, saúde, mudanças climáticas e eleições no âmbito federal e abre investigações para aquelas publicações que obtiveram maior alcance e engajamento. Você também pode sugerir verificações pelo WhatsApp +55 11 97045-4984.

Outras checagens sobre o tema: O mesmo conteúdo foi checado pelo Estadão Verifica. O Fato ou Fake, do G1, mostrou que uma foto de agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos sorrindo durante o atentado contra Trump foi manipulada. A AFP publicou matéria desmentindo uma série de teorias infundadas que surgiram nas redes sociais sobre o assunto, como identidades falsas do atirador e buraco de bala no terno do candidato.

O Comprova também já publicou outras verificações relacionadas a eleições e política, como o caso em que um vídeo de pessoas presas por lavagem de dinheiro em El Salvador foi usado de forma enganosa para afirmar que o grupo era formado por ex-membros da Suprema Corte do país. Outra verificação mostrou que um post engana ao tratar a quantidade de brasileiros no exterior como fluxo migratório recente.

Investigação e verificação

O Popular e Folha participaram desta investigação e a sua verificação, pelo processo de crosscheck, foi realizada pelos veículos Estadão, Correio Braziliense, SBT, SBT News, Terra, A Gazeta e Imirante.com.

Projeto Comprova

Esta reportagem foi elaborada por jornalistas do Projeto Comprova, grupo formado por 41 veículos de imprensa brasileiros, para combater a desinformação. Iniciado em 2018, o Comprova monitorou e desmentiu boatos e rumores relacionados à eleição presidencial. Na quinta fase, o Comprova verifica conteúdos suspeitos sobre políticas públicas do governo federal e eleições, além de continuar investigando boatos sobre a pandemia de covid-19. O SBT SBT News fazem parte dessa aliança.

Desconfiou da informação recebida? Envie sua denúncia, dúvida ou boato pelo WhatsApp 11 97045 4984.

 

 

Publicidade
Publicidade

Assuntos relacionados

Comprova
Enganoso
Verificação
Donald Trump
Trump
Bolsonaro
Jair Bolsonaro
Atentado
atentado político
Eleições nos Estados Unidos
Eleições

Últimas notícias

Homem é flagrado roubando fritadeira de loja em Ribeirão Preto (SP)

Homem é flagrado roubando fritadeira de loja em Ribeirão Preto (SP)

Polícia busca ladrão; ninguém foi preso até o momento
Idosa morre após ser atropelada enquanto atravessava rua em SP

Idosa morre após ser atropelada enquanto atravessava rua em SP

Vítima estava sozinha quando foi atingida por uma moto
Pane no Windows deixa bancos brasileiros fora do ar

Pane no Windows deixa bancos brasileiros fora do ar

Segundo site Downdetector, Bradesco, Banco Pan, Neon, Next e outros serviços financeiros são afetados por problema
Eleições nos EUA: quais foram as políticas de imigração de Biden e Trump

Eleições nos EUA: quais foram as políticas de imigração de Biden e Trump

Centenas de deportações ocorreram durante os mandatos dos presidentes, mas com abordagens diferentes; questão é chave para muitos eleitores no país
CrowdStrike Falcon: o que é o programa que travou os computadores com Windows?

CrowdStrike Falcon: o que é o programa que travou os computadores com Windows?

Empresa dona do serviço se destaca por fornecer serviços para 300 das maiores empresas dos Estados Unidos
Tremores sentidos em São Paulo não geram danos significativos, afirma Defesa Civil

Tremores sentidos em São Paulo não geram danos significativos, afirma Defesa Civil

Moradores da zona oeste e norte de São Paulo, assim como da Região Metropolitana e Baixada Santista, sentiram tremores após terremoto atingir o Chile
Morre Cheng Pei-pei, atriz de "O Tigre e o Dragão" e filmes clássicos de artes marciais, aos 78 anos

Morre Cheng Pei-pei, atriz de "O Tigre e o Dragão" e filmes clássicos de artes marciais, aos 78 anos

Considerada uma das primeiras mulheres estrelas do cinema de ação, artista chinesa atuou em obras-primas como "O Grande Mestre Beberrão" e "A Andorinha Dourada"
Pane Global é causada por atualização de segurança no Windows

Pane Global é causada por atualização de segurança no Windows

Programa da CrowdStrike travou sistemas e prejudicou diversos serviços em vários países, inclusive o Brasil
Barras de ouro? Ministério da Justiça leiloa itens apreendidos a partir de R$ 800 mil

Barras de ouro? Ministério da Justiça leiloa itens apreendidos a partir de R$ 800 mil

Valores arrecadados serão encaminhados para os cofres da União e revertidos para políticas públicas
Barco com 2 milhões de maços de cigarros contrabandeados do Suriname é apreendido em alto-mar pela PF e Marinha

Barco com 2 milhões de maços de cigarros contrabandeados do Suriname é apreendido em alto-mar pela PF e Marinha

Seis tripulantes foram presos na operação, no fim da tarde de terça (16); carga tinha como destino a Bahia
Publicidade
Publicidade