Quebrando ossos e recordes: a trajetória inspiradora do skatista Bob Burnquist
Série documental sobre o brasileiro mostra jornada de um dos maiores atletas de todos os tempos, que já fraturou mais de 40 ossos
Cleide Klock - Los Angeles
Essa história vai muito além da rampa! A série documental chega para saciar a sede dos fãs do esporte e de grandes histórias de vida. A produção, que estreia nesta terça-feira (13), na plataforma Max e no canal HBO, mergulha de cabeça na vida e carreira de um dos maiores nomes do skate mundial, o brasileiro Bob Burnquist. O SBT News conversou com ele, que mora aqui na Califórnia e com o diretor da série, Daniel Baccaro.
Um olhar íntimo sobre a lenda, muito além do skate. Uma fonte de inspiração que nunca se intimidou com as quedas ou com mais de quatro dezenas de ossos fraturados.
Com quatro episódios, a série nos leva a uma jornada emocionante, desde os primeiros passos e tombos de Bob até seus feitos mais icônicos. Através de imagens inéditas, depoimentos exclusivos de grandes personalidades e momentos marcantes da carreira do atleta, a produção nos permite conhecer um pouco mais do homem por trás do skatista. E, inclusive, as aflições e alegrias da mãe dele.
"Minha mãe queria que eu tivesse filho homem e dizia, eu quero que você sinta o que eu senti", lembra Burnquist que tem duas filhas meninas e mais uma enteada e revela que tentava resolver as fraturas antes de chegar em casa para não apavorar a mãe. "Eu só falava, mãe, isso vai acontecer sempre".
Bob é recordista de medalhas conquistadas nos X Games, uma das principais competições de esportes de ação do mundo, com um total de 30. É visto como pioneiro, inovador, incansável.
"Foi uma aventura fazer essa série documental. Contar a história do Bob é uma aventura porque toda hora você vai descobrindo coisas e mais coisas e você fala: não é possível! Eu conheço o Bob há quase 40 anos, mas foi super divertido no geral porque ele é um personagem muito cativante, tem feitos marcantes na história do esporte de uma maneira geral, e do skate.
Foi muito legal e sou muito grato. Acho que ele foi sempre muito generoso no processo inteiro, esteve sempre presente. Tiveram alguns momentos que eu falava: cara não aguento mais, eu não sei o que eu faço, eu vou desistir. Aí eu lembrava dele e falava, ele não iria desistir, eu não posso desistir. Acho que ele inspirava às vezes essa continuidade, é um projeto longo, porém gratificante", nos disse o diretor Daniel Baccaro.
Além de mostrar a habilidade e a paixão de Burnquist pelo skate, a série também revela outras facetas do atleta: o piloto, o artista, o entusiasta que vive de adrenalina. Em um trabalho minucioso, a produção buscou imagens inéditas que até surpreenderam o atleta.
"Foi o que mais me surpreendeu, principalmente imagens do primeiro campeonato que eu ganhei, não imaginava que tinha alguém lá filmando. Tem imagens da gente tomando 'dura' . Isso é incrível para mim ver esse material rico de arquivo".
"Quanto ao material pessoal, a gente tem muitas fotos, álbum de família, objetos e tudo mais. Mas realmente, passaram de 200 colaboradores ao redor do mundo que disponibilizaram todas essas imagens, foi um processo que levou uns três anos", diz o diretor.
"Bob Burnquist: A Lenda do Skate" é mais do que uma simples biografia, é uma história inspiradora, uma lição de superação, dedicação e paixão. É um tributo a um esporte que conquistou o mundo e um convite para que novas gerações se inspirem na história de um skatista que desafiou os limites, e diria que até a gravidade, e deixa sua marca para sempre no skate.